Portal Jambu

Da Redação | Foto: Arte da Redação – Walda Marques (Andréa Pinheiro) e Jader Moreira (Vital Lima)

O show “Paulo Para Sempre Ruy”, realizado pela Universidade Federal do Pará, via Pró-Reitoria de Extensão, junto da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa, levará 21 grandes nomes da música paraense como Andréa Pinheiro e Jane Duboc para os palcos do Theatro da Paz, em homenagem a Paulo André e Ruy Barata, nesta quinta (27), sexta (28) e sábado (29), sempre às 20h. Os intérpretes vão se revezar e se apresentar acompanhados de uma orquestra com 22 músicos.

Ruy Barata (1990) e Paulo André (2023) são, respectivamente, pai e filho, e ambos construíram um patrimônio artístico imenso e de extrema importância para a cultura não só do Pará, mas do Brasil. Grandes sucessos dos compositores, a exemplo de “Pauapixuna” e “Esse Rio é Minha Rua”, estão presentes no repertório do espetáculo, assim como produções menos conhecidas, tipo a suingada “Cuba Libre”, parceria de Paulo André com Alfredo Oliveira.

O diretor-geral do espetáculo, Tito Barata, irmão de Paulo e filho de Ruy, está preparando uma grande produção que oferecerá ao público uma experiência diferente de espetáculos anteriores. “Faremos uma retrospectiva do trabalho de Paulo André e Ruy Barata. A plateia será conduzida ao contexto de criação de cada canção apresentada, proporcionando uma compreensão profunda do precioso repertório da dupla”, afirma.

Jane Duboc, cantora natural de Belém e que hoje mora no Rio de Janeiro considera a composição de Paulo e Ruy “rica e singular com influências da natureza amazônica e das músicas caribenha, erudita, popular, negra e indígena”. Ela relembra a amizade de longa data que tinha com Paulo André, com quem já se apresentou e interpretou obras.

Além de Andréa e Jane, compõem o time de grandes nomes da música paraense que vão participar do show os artistas Elói Iglesias, Vital Lima, Mahrco Monteiro, Lucinnha Bastos, Rogério Brito, Olivar Barreto, Dayse Addário, Sandra Duailibe, Pedrinho Callado, Zé Milton, Bia Dourado, Mário Mouzinho, Arthur Espíndola e Doriene Luna, assim como pelo Trio Warilou, pela escola de samba Acadêmicos da Pedreira, pelo Coro Carlos Gomes, regido pela maestrina Maria Antônia Jiménez e pelos músicos Tynnoko Costa e Bob Freitas.

Andrea Pinheiro prevê que o espetáculo será especial, pois traz “tantos artistas juntos, celebrando a música de Paulo e Ruy, um repertório com arranjos e execuções de músicos de primeira grandeza, em uma casa como o Theatro da Paz, só poderá ter um belo resultado”. Já Vital Lima, outro cantor paraense que vive no Rio de Janeiro, destaca que a companhia desses grandes nomes da música paraense tornará a homenagem inesquecível ao público que for prestigiá-la.

A direção musical é uma riqueza à parte, assumida pelos grandes músicos e arranjadores Jacinto Kahwage, Luiz Pardal e Ziza Padilha. A renda integral do show será direcionada à Associação de Arte, Cultura e Memória Ruy Barata para atender a novidades de projetos culturais pelo Pará. O espetáculo conta, ainda, com apoio do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura – Secult, e da Fundação Cultural do Pará – FCP.

Serviço:

Espetáculo “Paulo Para Sempre Ruy”

Datas: 27, 28 e 29 de junho de 2024

Horário: Às 20h

Local: Theatro da Paz, Avenida da Paz, Praça da República – Bairro da Campina

Ingressos: Disponíveis para a venda no site ticketfacil.com.br e na bilheteria do teatro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu