Por Rafael Arcanjo | Foto: Divulgação
O grupo musical e arte-educativo Nação Ogan Pará, formado por artistas paraenses, comemora, nesta quarta-feira (20), às 20h, na Casa Apoena, os nove anos de atividades do grupo. O evento terá a participação da Banda Toró Açu, do DJ Sidou e da cantora May Coimbra.
Formado em abril de 2015, o projeto é uma vertente de outra iniciativa, organizada na periferia de Olinda, em Pernambuco, nordeste brasileiro. De acordo com Suellen Franco, uma das fundadoras da filial em Belém, a ideia surgiu depois que ela e Dayvid Campos, outro fundador, viajaram para Recife de férias. Lá, eles conheceram os Mestres Toca Ogan, percussionista da Nação Zumbi, e Maia, fundador do Lamento Negro, que os apresentaram ao projeto Nação Ogan Pernambuco, uma iniciativa de transformação social do bairro de Peixinhos.
Suellen conta que depois de conhecer a matriz, ela e Dayvid ficaram encantados e receberam um convite para abrir uma filial no Pará. “Eu e Dayvid aceitamos a missão como o intuito de fazer uma iniciativa de resgate, valorização e celebração das tradições afro-brasileiras e amazônicas. Inspirada pela força da percussão e pela ancestralidade, a banda nasceu com o objetivo de unir música, cultura e educação para combater estigmas sociais e fortalecer as raízes culturais da região e realizar tocadas particulares e pegar o cachê e custear as despesas do projeto social com o mesmo nome”, explica.
Segundo Suellen, o público pode esperar uma noite animada, com muita energia e emoção. “O show é uma verdadeira celebração da história e da essência da banda, trazendo clássicos do repertório da Nação Ogan, feats especiais com May Coimbra, a energia pulsante da banda Toró Açú e os sets contagiantes do DJ Sidou. A banda está ansiosa para compartilhar essa comemoração com seu público e com novos admiradores, transmitindo a alegria e a ancestralidade que sempre marcaram sua trajetória”, afirma.