Portal Jambu

Da Redação | Foto: Divulgação

O projeto “Batuque Bom – Mulheres no Carimbó” agita a Ilha de Mosqueiro neste sábado (01), no Empata’s Bar, na Praia do Bispo, a partir das 14h, com entrada gratuita. A programação do evento prevê a realização de uma feira cultural com apresentações musicais de artistas como Maderito, Mestre Graciliano Ramos e também o lançamento do grupo de carimbó “Batuque Bom – Mulheres no Carimbó”, formado unicamente por mulheres moradoras de Mosqueiro.

Este projeto surgiu em 2012 na cidade de Belém, em formato de eventos semanais aos sábados, com intervenções e atividades diversificadas em artes durante toda sua programação, como música, bandas, DJs, esportes (skate e slackline), exposições de livros, fotografias, rodas de conversa etc. Hoje, o Projeto “Batuque Bom” é itinerante e, durante todos esses anos, já apresentou sua iniciativa por vários lugares do Pará. 

A iniciativa tem como objetivo impulsionar a preparação e o aperfeiçoamento de mulheres moradoras desse distrito de Belém, com idades entre 18 e 70+, no Carimbó. O “Batuque Bom” promoveu oficinas de instrumentos tradicionais desse ritmo paraense – como o curimbó, milheiro, clave, maracá e o banjo –, e como resultado, lança o grupo de carimbó homônimo. Este mais novo grupo é o primeiro de Mosqueiro a ter somente integrantes femininas, e recebeu acompanhamento da organização do projeto com ensaios, produção musical, instrumentalização e figurino.

De acordo com Carla Valente, moradora de Mosqueiro e integrante do grupo de carimbó,  é muito importante um projeto como esse para o fortalecimento da cultura local. “Essa questão da identidade cultural é fundamental para nossa ilha, e também para gente fortalecer o ecoturismo consciente e ter algo a partir dos próprios moradores daqui, como a cultura do carimbó como resistência negra dentro de Mosqueiro. Além disso, nos sentimos empoderadas, criando nossas próprias letras, nossas músicas, aprendendo sobre composição e como tocar os instrumentos. Estamos vencendo os olhares preconceituosos que dizem que mulher não pode ser musicista, tocar banjo e nem bater tambor. Sim, estamos sonhando em ser futuras mestras de carimbó”, revela Carla Valente.

“A importância do projeto é, primeiramente, fomentar a nossa cultura paraense, através dos diversos mundos que ela tem e pôr em prática o protagonismo feminino na Ilha de Mosqueiro. Nesta edição, foi enfatizado o ritmo regional Carimbó com a atuação de integrantes mulheres, sejam cis e/ou trans, com seus ensinamentos e aprendizados contextualizados através das atividades ofertadas gratuitamente pelo projeto. É emocionante ver o primeiro grupo de carimbó 100% mulheres da Ilha de Mosqueiro, exaltando a existência da sabedoria e atuação de mulheres da localidade”, conta Aline Astral, produtora do projeto.

O evento multicultural promovido pelo “Batuque Bom – Mulheres no Carimbó” neste final de semana é a última etapa de uma extensa programação com três fases. A primeira foi a promoção das oficinas de instrumentos e musicalização. Em sequência, as mulheres que participaram das oficinas passaram por ensaios, promovidos por Jesse James, que também ministrou alguns dos workshops musicais. 

Na programação cultural prevista para a terceira fase do projeto, grandes nomes do carimbó autoral local estão confirmados, como o Mestre Graciliano e sua banda e Los Cariacangas, além de Jesse James juntamente do cantor Maderito, da “Gang do Eletro”, e o grupo de dança “Nativas da Ilha”. Já a feira conta com a presença de artesãos e escritores locais, criando um espaço de fomento e divulgação acessível feito para todos os públicos.

O “Batuque Bom – Mulheres no Carimbó” é um projeto aprovado por edital da Lei Paulo Gustavo realizado pela Secretaria de Estado de Cultura, a Secult, que conta também com a chancela do Ministério da Cultura e do Governo Federal. A realização é fruto da parceria da “Jambum! – Sua Conexão Musical”, de Joanna Denholm, com o Projeto “Batuque Bom”, de Aline Astra. 

Serviço:

Lançamento do grupo de carimbó “Batuque Bom – Mulheres no carimbó” + Feira Cultural

Data: Sábado, dia 01 de junho.

Horário: Das 14h às 21h.

Local: Empata’s Bar, Tv. Cel. José Mota, 33, Praia do Bispo – Mosqueiro.

Atrações Musicais: Los Cariacangas, Mestre Graciliano Ramos e banda, Jesse James com participação especial de Maderito, e grupo de dança “Nativas da Ilha”.

Entrada gratuita.

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu