Da Redação | Foto: Mosaico do Pará
Uma das séries de maior sucesso da última década, Glee ganha uma livre-adaptação ao teatro belenense neste sábado (18). “Glee – Um workshop musical” é um espetáculo do grupo “A Liga do Teatro” e resgata a essência da série, levando música e apresentações coreografadas aos palcos do Teatro Experimental Waldemar Henrique. Com dramaturgia e direção de Bárbara Gibson, a peça terá duas sessões, uma às 18h e outra às 20h, e os ingressos podem ser adquiridos online.
No elenco, este novo espetáculo da Liga tem presente os personagens que marcaram toda uma geração e, da mesma forma da série, a peça é ambientada na cidade de Lima, Ohio, nos Estados Unidos. Esta produção retrata os conflitos de um grupo de estudantes considerados marginalizados que se reúnem em coral como forma de empoderamento. Uma líder de torcida, uma aspirante à Barbra Streisand e um astro do futebol, pessoas diferentes que parecem não ter nada em comum, exceto o amor pela música e pela intriga e por serem integrantes do coral New Directions.
Após anos de tentativas e derrotas para sua escola, o coral finalmente tem uma chance de se consagrar campeão nacional na maior competição de corais, na cidade de Los Angeles. Para atingir esse objetivo, a união é a chave de uma boa apresentação. O espetáculo é resultado de um workshop ministrado por um grande time de artistas e professores, que também realizam a direção criativa do espetáculo. Bárbara Gibson assumiu a direção teatral, Paola Pinheiro as coreografias, Pedro Messias a direção musical e Paulo Jaime a preparação de elenco.
“Eu sou uma grande fã da série, então isso já facilitou muito a questão da adaptação porque eu acompanhei Glee desde a estreia até o último episódio, todos os anos. O conhecimento de fã, admiração, eu sempre tive. Nós vamos focar em um episódio específico, que é o episódio das nacionais da terceira temporada. Mas também fazemos flashbacks de momentos de outras temporadas, então apesar de focar a dramaturgia em um episódio específico, tem referências diversas a vários outros episódios, a personagens que não aparecem na terceira temporada necessariamente. Então a gente foca num específico, mas faz referência à série como um todo”, revela Bárbara Gibson, diretora e quem assina a dramaturgia do espetáculo.
Barbara explica que além de conhecer muito bem o material original da série, fonte primária para a adaptação ao teatro, a série em si tem um tom mais teatral. A autora conta que quando Glee foi selecionada para ser adaptada, ela já tinha em mente como iria construir a dramaturgia da peça, focando em um episódio específico, mas referenciando a história como um todo. A Liga do Teatro já realizou adaptações de outras séries como Stranger Things, Heartstopper e Vermelho Branco e Sangue Azul.
“Sempre tive medo de juntar a dança, o teatro e o canto juntos, e aí a Liga do Teatro abriu o workshop para um público muito variado e tem sido uma experiência maravilhosa, com aulas incríveis e equipe incrível, é uma honra participar de tudo isso”, revela Nina Recco, bailarina e atriz que faz parte do elenco da peça.
Serviço:
Espetáculo “Glee – Um workshop musical”, do grupo A Liga do Teatro
Data: Sábado, dia 18 de maio.
Sessões: Às 18h e às 20h.
Local: Teatro Experimental Waldemar Henrique, Praça da República s/n – Bairro da Campina
Ingressos: Disponíveis no valor de R$ 30,00 via Sympla ou na bilheteria do Teatro antes das sessões.
Informações: 98425-0317 ou pelo perfil no Instagram @aligadoteatro.
FICHA TÉCNICA:
Elenco: Thiffany de Paula, Pedro Leite, Jack Azevedo, Nina Rosa, Pedro Pantoja, Daiana Miranda, Ana Paula Aguiar, Tárcila Mendes, Sofia Sinimbu, Salomão Costa, Glaucia Mesquita, Julia Mota, Hugo Bitencourt, Victor Azevedo, Welton Yamamoto, Ádria Giovanna, Theo de Oliveira, João Pedro Ribeiro, Nina Recco, Paola Franco, Mariluz Vidonho
Dramaturgia: Bárbara Gibson
Direção: Bárbara Gibson
Preparação de Elenco: Paulo Jaime
Direção Coreográfica: Paola Pinheiro
Direção Musical: Pedro Messias
Luz: Marckson Moraes
Técnico de Som: Cereja
Assessoria de Imprensa: Leandro Oliveira
Artes: Victor Azevedo
Redes sociais: Luiza Imbiriba
Apoio: CCAC
Produção: A Liga do Teatro