Por Rafael Arcanjo | Foto: Nishi Ethan/Divulgação
A escritora paraense Giu Yukari Murakami lança, nesta quinta-feira (08), às 18h, na Livraria Travessia, seu mais novo livro: “Crônicas Fantásticas de Famílias em Apuros”. Com quatro contos antológicos, o livro explora situações inusitadas vividas por famílias diferentes. O evento de lançamento do livro terá sessão de autógrafos, sorteios e bate-papo com a autora e chef Kezia Yamaki, da Karai Foods.
Este é o quarto livro da escritora, que escreve principalmente sobre ficção com referências nipo-amazônicas, trazendo em suas narrativas aspectos identitários de sua vivência paraense e de sua ancestralidade japonesa. “Crônicas Fantásticas de Famílias em Apuros” foi premiado pelo Edital de Obras de Ficção e Não-Ficção 2023, lançado pela Fundação Cultural do Pará, e traz ilustrações feitas pelo artista paraense Woylle Masaki.
“Resolvi juntar o protagonismo amarelo nortista porque conheço muitas pessoas que não sabiam da influência japonesa na cultura paraense e também de outros imigrantes, como chineses”, pontua Giu Murakami.
Os contos são protagonizados por famílias diversas e trazem, também, receitas de pratos típicos da culinária amazônica, como o pato no tucupi, e da culinária japonesa, como o famoso onigiri. O humor também está presente no livro, e, de acordo com a escritora, ela construiu a comédia no enredo como forma de mostrar que famílias de ascendência asiática não se resumem ao estereótipo de serem rígidas, sérias e sem espaço para o riso e a aventura.
Os textos vão de uma mangueira apaixonada por um jovem universitário à uma nuvem monstruosa que tenta invadir um terreno em Capanema, no interior do Pará. Os contos são apresentados ao leitor a partir da perspectiva de uma escritora ociosa, que recebe as histórias das famílias que as protagonizam, e sua marca se apresenta no livro com pequenas notas, semelhantes às comumente encontradas em fan-fictions, gênero o qual Giu Yukari Murakami já escreveu.
O livro começou a ser construído em 2021, durante a pandemia, quando o mundo viu-se forçado ao isolamento. Giu Murakami revela que o escreveu sob a premissa de estar com seus familiares no decorrer deste período difícil. “Tentei escrever contos divertidos e que mostrassem que é possível viver grandes aventuras em casa também com nossas famílias, seja qual estrutura for – pai, mãe, avós, amigos etc” revela Giu Murakami.
Segundo a autora, o livro, originalmente, teria ao todo oito contos, mas ela acabou optando por dividi-lo ao meio. Murakami aponta que pretende publicar os quatro contos que ficaram de fora de “Crônicas Fantásticas” em uma nova antologia, caso o público goste do novo livro.
Giu Yukari Murakami começou a escrever aos nove anos de idade, e nos últimos anos recebeu prêmios literários por seus textos, como o Prêmio Fox-Empíreo de Literatura, pelo livro “Os Guardiões do Império”, no ano de 2017. Mais recentemente, ela figurou em terceiro lugar do Prêmio Uirapuru, na edição de 2021, com seu livro “A Aprendiz de Erveira”, lançado ano passado. Ela tem contos publicados em livros e revistas, e textos em outros idiomas como em Inglês e Japonês.