Portal Jambu

Por Rafael Arcanjo | Foto: Rodolfo Magalhães

Mais antigo festival de música do Estado em atividade, o Festival da Canção Ouremense, promovido pela Prefeitura de Ourém, realiza sua trigésima oitava edição a partir desta quinta-feira (18), na Concha Acústica da cidade. Gaby Amarantos, Sandrinha Eletrizante e a Banda FoleBrazil estão entre as atrações confirmadas para se apresentarem nos três dias de programação do evento, que segue até sábado (20).

A primeira edição do evento aconteceu em 1983, elaborado por um grupo de intérpretes, compositores e amantes da música local, inspirados nos moldes dos festivais nacionais. Este ano, o artista Veloso Dias (1951 – 2023) será homenageado pela edição deste ano do Festival da Canção Ouremense. Poeta e compositor natural de Ourém, ele participou da construção do festival, competindo e na organização da festa musical. O Festival é uma premiação musical e conta com duas categorias distintas: uma voltada a músicas de outros municípios e/ou estados do Brasil; e uma regional, voltada para a cena musical ouremense.

De acordo com Andrey Souza, coordenador do Festival, o evento tem como objetivo valorizar as tradições culturais ouremenses e paraenses por meio do fomento e visibilização de artistas, compositores e intérpretes, tal como democratizar o acesso à cultura no município de Ourém. Promovendo o acesso às atividades culturais, a festa da música de Ourém busca também a formação artística de pessoas de todas as idades, de crianças à adultos. Fora do âmbito da arte e cultura, o evento, ainda, auxilia o turismo e a economia local.

O coordenador destaca que o público pode esperar músicas de qualidade, e que a organização do evento está com as melhores expectativas possíveis para a edição deste ano. “Estamos na na melhor expectativa possível, são meses trabalhando nesse projeto, com grandes parceiros e esperamos entregar um festival da grandeza que ele tem junto com seus mais de 40 anos de tradição. O público pode esperar canções de alto nível, com artistas renomados e muita emoção, levando em consideração que esse ano temos Veloso Dias como o grande homenageado, nosso querido poeta que nos deixou em dezembro do ano passado”, afirmou Andrey Souza.

Para o primeiro dia do evento, estão previstos shows da Banda FoleBrazil assim como as apresentações da primeira eliminatória da premiação promovida pelo evento, onde as 12 canções selecionadas de outros municípios do Pará e de outros estados do Brasil irão concorrer. Destas, seis serão classificadas para a fase final do projeto e as primeiras três colocadas receberão prêmios em dinheiro.

Sandrinha Eletrizante é a atração do segundo dia do evento, quando acontecerá a segunda eliminatória das premiações, mas com as 12 músicas locais selecionadas para concorrer às premiações. Assim como no primeiro dia, metade das canções serão classificadas para a última etapa do evento e as três primeiras colocadas serão premiadas com valores em dinheiro.

Sábado, dia 20, é o último dia de programação do evento e terá Gaby Amarantos como grande atração de encerramento. Neste dia em específico, as 12 músicas finalistas das fases eliminatórias concorrerão ao prêmio de R$ 10 mil para a primeira colocada, assim como às categorias de Melhor Arranjo, Melhor Letra e Melhor Intérprete. Além das premiações em dinheiro, o Festival da Canção Ouremense concederá também o Prêmio Paulo Castro à música ouremense mais votada pelo público, como forma de valorizar a arte local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu