Portal Jambu

Por Victoria Rodrigues*

Com o mês de outubro se aproximando, é comum observar com mais frequência a manifestação de fé católica, caracterizada pela visitação da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré em casas, bairros e avenidas das cidades paraenses. No próximo domingo, 20 de agosto, será realizada a “Manhã de Formação de Dirigentes de Peregrinação”, a partir das 08h, na sede campestre da Assembleia Paraense.

A formação será ministrada pelo Padre João Paulo Dantas, orientador e revisor do livro das peregrinações, e tem o objetivo de promover uma preparação necessária aos dirigentes que conduzirão os encontros espirituais realizados nas residências. Ao final da formação, haverá missa de encerramento presidida pelo arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa, em preparação para a vinda do Círio 2023.

Durante a preparação, os futuros dirigentes serão informados sobre como utilizar o Livro de Peregrinações, quais comunidades poderão receber a visita da imagem e a explicação dos temas de cada encontro espiritual. Além disso, todos os anos são lançados convites da formação às paróquias das regiões episcopais, em que para ser um dirigente de peregrinação do Círio de Nazaré, basta se identificar com a missão evangelizadora.

O diretor de evangelização da Festa de Nazaré, Jorge Xerfan, destaca a importância da preparação espiritual dos dirigentes antes da realização das visitas com as imagens de Nossa Senhora de Nazaré. “Este é um momento muito importante na realização do Círio, pois nos reunimos nos lares, nos bairros, orando pela realização da nossa maior festa católica”, ressalta. 

O início das peregrinações começa após as Missas de Envio, marcadas para o dia 21 de agosto, em que os fiéis poderão levar as imagens de Nossa Senhora de Nazaré para serem abençoadas na Basílica Santuário. As celebrações acontecerão às 7h, 9h e 12h, já a missa conduzida pelo arcebispo Dom Alberto Taveira, será realizada às 18h, marcando oficialmente o primeiro ato da Festividade Nazarena.

 

História

A peregrinação da Imagem de Nossa Senhora de Nazaré foi criada pelo antigo pároco da Basílica Santuário, o Padre Giovanni Incampo, em 1972, e tem como principal objetivo proporcionar uma melhor preparação espiritual aos devotos da Virgem Maria. Em junho do mesmo ano, o Padre Redentorista Daniel Tamaccia sugeriu ao Padre Giovanni que, ao invés das pregações que estavam ocorrendo somente durante a quinzena da Festividade de Nazaré, fizesse uma evangelização um mês antes da procissão do Círio na capital.

Após a aceitação da ideia evangelizadora, o Padre Daniel começou a preparação dos esquemas de oração. Foram providenciadas 300 imagens de Nossa Senhora de Nazaré para serem distribuídas aos fiéis que trabalhavam na Basílica e, assim, foram formados grupos que se comprometeram a visitar cerca de 30 famílias durante o período. Dessa forma, no primeiro ano, foram contabilizados aproximadamente 9 mil domicílios.

A nova programação funcionou tão bem que, no ano seguinte, outras paróquias também pediram a oportunidade de abrir as portas de suas casas para receber a Virgem de Nazaré e, como resultado da época, a prática evangelizadora perdura até os dias atuais. Segundo a Diretoria da Festa de Nazaré (DFN), todos os anos são visitadas cerca de 120 mil residências católicas, durante os meses de agosto e setembro, em diversos municípios do estado.

 

Serviço:

Manhã de Formação aos Dirigentes de Peregrinação

Data: 20 de agosto

Horário: às 08h

Local: sede campestre da Assembleia Paraense, na Av. Almirante Barroso (haverá venda presencial de produtos e artigos religiosos da Lojinha do Círio, assim também como a camisa oficial do Círio 2023.

 

Dia do Mandato

Data: 21 de agosto

Horário: 7h, 9h, 12h e às 18h

Local: Basílica Santuário de Nazaré.

 

Kits de Peregrinação:

Local: Loja Lírio Mimoso (Av. Nossa Senhora de Nazaré)

Valor: R$40,00 (apenas para paróquias)

Loja virtual: https://basilicadenazare.com.br/loja/

Livro em PDF: www.ciriodenazare.com.br

Email para envio do ofício: adm@liriomimoso.com.br

Contato para mais informações: (91) 4009-8433.

 

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

Foto de Capa: Divulgação

*Sob supervisão da jornalista Giullia Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu