Da Redação | Foto: reprodução
Vencedor de 6 prêmios no Festival de Gramado 2023, o filme “Tia Virgínia”, escrito e dirigido por Fábio Meira, estreou nesta quarta-feira, dia 3 de janeiro, no Cine Líbero Luxardo, em Belém. O longa-metragem protagonizado pelas atrizes brasileiras Vera Holtz, Arlete Salles e Louise Cardoso, é uma das produções audiovisuais selecionadas que entraram em cartaz na programação do Líbero do mês de janeiro. A exibição do longa segue até a próxima quarta-feira (10).
O filme conta a história de uma mulher de 70 anos, interpretada pela atriz Vera Holtz, que nunca se casou e nem teve filhos. A protagonista tem a única missão de cuidar de sua mãe que tem saúde debilitada e deixar seus outros planos para a vida de lado. No dia de Natal, a personagem Virgínia recebe suas irmãs Vanda (Arlete Salles) e Valquíria (Louise Cardoso), o cunhado e os sobrinhos para comemorar a noite que, com o tempo, acaba em uma conversa profunda.
Na trama cinematográfica, o enredo se baseia na questão das várias camadas voltadas à relação familiar entre as três irmãs. São retratadas questões que envolvem o envelhecimento, o imutável e, principalmente, a escolha da personagem principal em não ter filhos, demonstrando que o que é apresentado no universo das telas também acontece com frequência nos dias atuais, com críticas que dizem que as mulheres necessitam de um filho para serem realizadas.
O roteirista e diretor de cinema brasileiro, Fabio Meira, explica que o longa-metragem aborda temas sociais entrelaçados com a comédia. “O filme é um grito de liberdade, um grito de alerta, porque a Virgínia está aprisionada. Ela foi colocada nesse lugar e não queria estar ali. E ela protesta o tempo inteiro. Só que é melhor não ouvi-la, porque é mais cômodo para todo mundo deixá-la naquele lugar. A sociedade age dessa maneira também em vários aspectos”, finalizou o diretor.
Confira as datas e horários da exibição:
04/01: às 18h
05/01: às 16h
06/01: às 20h20
07/01: às 16h
08/01: às 20h20
09/01: às 16h
10/01: às 18h
Serviço:
Datas: dias 4, 5, 6, 7, 8, 9 e 10 de janeiro de 2024
Horários: às 16h, 18h e 20h20
Lotação: 100 lugares
Ingressos: meia: R$6,00 e inteira R$12,00
Pagamento: por meio de pix, dinheiro e débito
Obs: a Bilheteria abre uma hora antes do início das sessões
Local: Cine Líbero Luxardo (localizado da Av. Gentil Bitencourt, 650 – Térreo da Fundação Cultural do Pará).