Da Redação
Iniciado no último sábado (26), o Festival Vale Amazônia trouxe ao Espaço São José Liberto arte, inovação, moda, lazer, cultura e gastronomia com a identidade, os cheiros, as cores, os sons e sabores da Amazônia. A programação do evento é gratuita, segue até o próximo sábado, 2 de setembro, e contará com atrações musicais como shows de artistas como a cantora Layse e o cantor Félix Robatto. O Espaço São José Liberto fica na Praça Amazonas, no bairro do Jurunas, em Belém.
Levando ao polo joalheiro de Belém talk-shows, rodas de conversa, shows com artistas locais e nacionais, programações infantis e feiras de produtos artesanais que valorizam a região amazônica, a Vale traz para a sociedade paraense as ações que executa em prol da conservação da floresta e de uma mineração mais sustentável e segura para todos.
As programações do evento iniciam às 10h, com atrações voltadas à criançada. Durante todos os dias, nesse horário, o festival conta com um espaço onde acontecem sessões com contação de histórias e atividades recreativas. A partir das 14h, iniciativas que visam o desenvolvimento sustentável criadas e apoiadas através de projetos da Fundação Vale marcam presença no evento.
Os visitantes poderão conhecer e comprar produtos na Feira Social, onde poderão encontrar criações artesanais da região que fomentam a bioeconomia. Estarão à venda itens como farinhas e óleos de coco babaçu produzidos pela Rede Mulheres do Maranhão, cooperativa composta por mais de 200 empreendedoras e extrativistas, e biscoitos feitos com leite de castanha e pimenta-do-reino por empreendedores do sudeste do Pará, que foram formados e acelerados pelo projeto Inova Up.
Às 16h desta quinta, 31, haverá um talk-show conduzido pela Case InovaUp, parte da programação iniciada terça voltada ao empreendedorismo na Amazônia, à Bioeconomia e à construção de carreira dentro da Vale, eleita a segunda empresa mais desejada para se trabalhar no Brasil, segundo a pesquisa Carreira dos Sonhos, conduzida pela Companhia de Talentos. Este último talk-show será voltado ao empreendedorismo dentro da região amazônica.
A parte musical do evento começa às 18h30 e nesta quinta-feira terá apresentações da cantora Layse e do Grupo de Carimbó Trilhas da Amazônia. Na sexta-feira, dia 01 de setembro, quem agitará a noite do Festival Vale Amazônia é o cantor Félix Robatto. No sábado, o encerramento do festival contará com atrações imperdíveis. Fafá de Belém, Pinduca, Lia Sophia, Arthur Espíndola e Luê serão os cantores presentes na despedida do evento, assim como a orquestra Vale Música, programa desenvolvido pela Fundação Amazônica de Música e apoiado pela Vale que há 19 anos beneficia jovens estudantes da rede pública com o ensino e a formação musical em Belém e região metropolitana.
A inovação encerrará o Festival Vale Amazônia deste ano. A partir das 21h, acontecerá um show de drones que levará pela primeira vez aos céus de Belém imagens da fauna e da flora amazônica, reforçando a importância da preservação da Amazônia aliando tecnologia, inovação e arte.
Serviço:
Festival Vale Amazônia
Local: Espaço São José Liberto, Praça Amazonas, s/n, Jurunas.
Entrada Gratuita.
Programação:
Quinta-feira, 31 de agosto:
10h30 – Programação Infantil.
Contação de histórias e recreação.
14h – Feira Social.
Produtos da Amazônia.
16h – Talk Show.
Empreendedorismo na Amazônia (Case InovaUp)
18h30 – Show com:
Layse
Grupo de Carimbó “Trilhas da Amazônia”
Sexta-feira, 01 de setembro:
10h30 – Programação Infantil.
Contação de histórias e recreação.
14h – Feira Social.
Produtos da Amazônia.
18h30 – Show com:
Félix Robatto
Sábado, 02 de setembro:
10h30 – Programação Infantil.
Contação de histórias e recreação.
14h – Feira Social.
Produtos da Amazônia.
18h30 – Show de Encerramento:
Vale Música
Arthur Espíndola
Lia Sophia
Luê
Fafá de Belém
21h – Espetáculo de Drones.
Foto: Divulgação
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima.