Da Redação | Foto: Casa Igá/Divulgação
Com curadoria de Thiago Castanho, acontece, neste final de semana, das 10h às 22h, a primeira edição do Festival Amazônico de Gastronomia, no Parque da Residência. O evento é gratuito e tem por objetivo celebrar a rica cultura e culinária paraense, unindo gastronomia, música, aulas-show e muito mais.
O Festival Amazônico de Gastronomia tem patrocínio da Agropalma e do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura. O evento tem também apoio da Secretaria de Estado de Cultura do Pará (Secult-PA), e das rádios Cultura e Unama FM. Segundo Thiago Castanho, a ideia é oferecer um espaço onde o público possa ter acesso a uma programação diversificada e de imersão na cultura amazônica.
Gibson Massoud, idealizador do evento, ressalta que o festival é pensado para todos os públicos e idades. “A programação é para toda a família. O público pode almoçar, jantar ou lanchar no evento e curtir uma programação variada, que vai das 10h às 22h”, conta. O Festival Amazônico de Gastronomia também é um evento aberto para animais de estimação.
Culinária criativa e amazônica
Na área externa do festival, 14 chefs renomados prepararão ao vivo uma variedade de pratos que representam o melhor da culinária paraense. Eles oferecerão clássicos da gastronomia regional que todos conhecem e amam, mas também novas propostas de pratos regionais para o público — que terá várias opções de salgados, doces e ainda drinks autorais com ingredientes regionais.
Entre os confirmados, estão restaurantes de variados segmentos, como Barraca da Fafá, Casa Igá, Tacacá do Renato, Padaria Verderosa, Satoshi e O Rei do Tucupi. Os expositores prometem surpreender quem visitar as barracas com muito sabor, tradição e inovação.
Thiago Castanho espera que o Festival Amazônico de Gastronomia abra várias portas para entusiastas da cozinha e para o público. “Belém é uma cidade com tradição gastronômica desde sua fundação, reconhecida nacional e internacionalmente. Eventos como este ajudam a conectar chefs locais com o mundo”, diz.
O evento também contará com duas aulas-show, onde os chefs Irina Cordeiro e Edvaldo Caribé compartilharão o passo a passo de suas receitas, e palestras sobre música paraense.
Musicalidade regional e popular
O Festival Amazônico de Gastronomia também terá programação musical. No primeiro dia, neste sábado (24), estão previstas apresentações do Arraial do Pavulagem, Manoel Cordeiro, Os Mansos, Baile do Mestre Cupijó, Carimbó Selvagem e Veropa Sessions com Eduardo du Norte. Já no domingo (25), se apresentam Charme do Choro, Sancari, Priscila Cobra convida Mestre Jaci e Os Caçulas da Vila, Trio Manari, Orquestra Aerofônica e Hamilton de Holanda.
Empreendedorismo local
Dentro do Teatro Gasômetro, 12 empreendimentos locais expõem e comercializam produtos prontos, como chocolates, geleias e cachaças, em um ambiente que valoriza a economia local. Entre os expositores, estão marcas variadas como Sabor de Bragança, Amazonique, Filha do Combu, Égua do Pudim, Bolo de Cristal e Abelhas Raras.