Da Redação | Foto: Reprodução Instagram
Estão abertas, desde a semana passada (15), as inscrições para a 8ª edição do “Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém”. O festival é um projeto de escopo nacional voltado à premiação de obras cinematográficas do meio acadêmico e de escolas de cinema. As inscrições vão até o dia 15 de agosto. A premiação está planejada para acontecer entre os dias 3 a 7 de dezembro, no Sesc Ver-o-Peso.
Os proponentes podem inscrever suas produções em três categorias de premiação, sendo elas: ficção, documentário e experimental, desde que os filmes tenham sido concluídos a partir de janeiro de 2022. Além dessas premiações, o Toró incluiu na 7ª edição o Prêmio Ana Lobato, uma homenagem à idealizadora do festival, que premia a melhor produção dentre as três categorias apresentadas que tenham sido produzidas na região norte.
Criado em 2015, o Toró é um projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Pará (UFPA), coordenado pelo professor Dr. Alex Damasceno, com objetivo de divulgar a produção cinematográfica em ambiente educacional, de cursos técnicos ou graduação. Por conta do período pandêmico, o projeto passou por um hiato de 2 anos e retomou suas atividades presenciais em 2023.
Como é um projeto de extensão, o festival é totalmente produzido pelos alunos do curso de Cinema da UFPA, desde as etapas de construção até a curadoria dos filmes selecionados para as premiações. O esforço é feito para que os discentes possam ter um contato mais profundo com o cinema realizado fora do circuito comercial. Segundo o O Prof.Damasceno, o cinema universitário acaba não encontrando espaço nas salas de cinema, restando aos festivais cuidar para divulgar esse tipo de trabalho.
Serviço:
Inscrições para 8º Toró – Festival Audiovisual Universitário de Belém
Prazo: De 15 de julho a 15 de agosto de 2024
Formulário para Inscrição: Google Forms
Edital do Festival: PDF do Edital
Previsão para o Festival: De 3 a 7 de dezembro de 2024, no Sesc Ver-o-Peso.