Portal Jambu

Por Rafael Arcanjo | Foto: Caed Alves

O Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira, o FIA CINEFRONT, completa dez anos de existência em 2025, e para celebrar a sua primeira década, realiza o “FestCine Brasil Marabá”, em parceria com a Trama Teia Produções, em Marabá, de 27 de janeiro a 07 de fevereiro. O evento gratuito e aberto ao público trará diferentes atividades relacionadas ao campo do cinema nacional, como oficinas de audiovisual, exibição de títulos brasileiros, rodas de conversa, bem como exposições fotográficas acerca das questões socioambientais da atualidade.

O FestCine é um projeto aprovado em edital de fomento à Cineclubes, Festivais e Mostras Culturais do município de Marabá, pela Lei Paulo Gustavo – Fundação Casa de Cultura de Marabá/Secult. Diferentemente do CINEFRONT,  o FestCine aborda as várias nuances do Cinema Brasileiro, passando por gêneros como ficção e não-ficção, comédia, infantis e dramas sem um foco específico

Segundo o professor Evandro Medeiros, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará e um dos coordenadores do evento, o FestCine surgiu para ampliar as ações do Cinefront e trazer novidades. “Ela surgiu ano passado, quando nós finalizamos com a nona edição do Festival Internacional Amazônida de Cinema de Fronteira, o FIA CINEFRONT, e começamos a pensar na comemoração dos 10 anos do CINEFRONT. No planejamento dessa comemoração, a gente queria alargar as ações do CINEFRONT e demarcar alguns espaços… queria inovar, essa é a palavra. Fazer um festival mais amplo, mais diverso do que ele já é por si, principalmente em atividade”, explica.

Neste momento de planejamento, a organização do CINEFRONT estabeleceu como meta realizar o Festival por subseções diferentes, além dos documentários, gênero integrante da própria marca “Cinefront”. Para isso, surgiu o FestCine Brasil, um momento onde outros gêneros cinematográficos entram em cena. 

Para as atividades previstas, estão sessões de filmes clássicos, contemporâneos e de ficção da Cinematografia Nacional, visando alcançar o público universitário. Também está prevista uma sessão de filmes infantojuvenis, a ser feita em escolas públicas da região.  Um dos destaques do FestCine será uma sessão de debate sobre produções acerca da comunidade LGBTQIAPN+, um tema já abordado pelo CINEFRONT, mas que agora retorna com uma ênfase maior.

Outra novidade é a forma como o CINEFRONT será realizado em 2025. Para a celebração dos dez anos, o Festival Internacional será feito em diferentes etapas ao longo do ano, e o Festival de Cinema Brasileiro de Marabá será a primeira parte deste roteiro. Esta reorganização se deu para alcançar melhor o público do CINEFRONT, principalmente aqueles que não estão em Marabá ou na UNIFESSPA durante o mês de abril, quando ele é realizado.

Para a celebração, de acordo com Medeiros, o público pode esperar um evento alinhado às temáticas já consolidadas pelo CINEFRONT. “O público pode esperar um Festival consolidado, reconhecido nacionalmente por grandes realizadores do cinema, por movimentos sociais, e que tende a se manter assim ampliado com várias subseções do Cinema Brasileiro, LGBTQIAP,  Indígena, do  Quilombola, Camponês, dos povos das fronteiras e periferias do mundo.. com ofertas de exposições fotográficas, outras linguagens artísticas que sempre estiveram no CINEFRONT associadas ao conteúdo próprio do cinema que a gente faz e defende, o cinema como instrumento político e pedagógico, a favor da luta dos povos das fronteiras e das periferias.” finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu