Portal Jambu

Da Redação | Foto: Rodrigo Pinheiro – Agência Pará

Oficialmente aberto na tarde dessa última terça-feira (14), o Festival Internacional Açaí Pará chega a sua segunda edição na capital paraense. Com oportunidades de capacitação, exposição e venda de produtos feitos de açaí, assim como apresentações culturais, o evento é uma boa pedida para os amantes do fruto. A programação desta quarta (15) teve início às 14h, no Hangar Centro de Convenções e a entrada é gratuita.

Para além de comemorar o início da safra do açaí, outro objetivo do Festival Açaí Pará é exaltar o papel que o Pará desempenha na produção nacional do fruto, sendo responsável sozinho por mais de 90% dessa produção, de acordo com dados do IBGE. Este ano, o evento ainda recebe uma delegação internacional, vinda da Colômbia, composta por 22 representantes, com autoridades como dois governadores e o embaixador colombiano no Brasil, Guillermo Rivera Flórez.  O Festival é um evento realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Agropecuário e da Pesca – Sedap, com apoio dos institutos Ver-o-Peso e Açaí é Nosso. Outros órgãos públicos também participam do evento, como a Cosanpa, a Sespa, Sesma, Banpará, Fapespa, Sebrae, Organização Social Fábrica da Esperança e entre outros.

Nesta edição, o evento conta com mais de 95 estandes montados no interior do Hangar, uma novidade em relação à edição anterior, do ano passado, que teve 53 estandes. Expositores de todas as regiões de integração do Pará estão presentes no evento, assim como integrantes da delegação colombiana, que expõem um protótipo de tecnologia utilizada no país vizinho para colheita de flores e cachos de dendê usando teleféricos. O Governo do Estado planeja adaptá-la e a implementar para facilitar a colheita do açaí em áreas de mata fechada.

Dentro da programação, há momentos onde o público poderá assistir aulas de gastronomia e culinária onde poderá aprender a usar o açaí em diferentes receitas, seja como acompanhamento ou como ingrediente. Quem encerra a programação do Festival nesta quarta-feira é o cantor paraense Pinduca. O evento segue até esta quinta-feira (16), mas dessa vez no Porto do Açaí, no Jurunas, a partir das 4h da manhã com a oferta de um prato tradicional do Pará: peixe frito acompanhado de açaí.

Confira a programação:

Quarta-feira, dia 15/05:

Local: Hangar
14h: Abertura dos portões

15h às 15h40: Manejo de Várzea – Palestrante José Antônio (EMBRAPA)

15h40 às 16h20: Manejo em terra firme – Palestrante João Tomé (EMBRAPA)

16h20 às 17h: Fábrica Esperança – Resíduos sólidos

17h as 17h40: Rotas Biotecnológicas para Aproveitamento do Açaí- Nilton Muto (UFPA)

17h40 às 18h20: Solar Energy – Placa Solar 

18h20 às 19h: Indicação Geográfica e Marcas Coletivas: valorização, reconhecimento e proteção dos produtos da socio-bioeconomia do Pará – Márcia Tagore (Engenheira Agrônoma da Sedap)

19h: Degustação de açaí

19h: Cozinha Show (Eliana Ferreira – BOX 49)

20h às 22h: Pinduca

Quinta-feira, dia 16/05:

Local: Porto do Açaí
04h às 07h: Avoado no Porto do Açaí

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu