Portal Jambu

Por Rafael Arcanjo | Foto: Rafael da Luz

O projeto Griot Urbano ‐ Batalhas de Rimas e Negritude, organizado pelo EstorvoLab, realiza, neste domingo (22), o Festival Hip-Hop em Movimento, a partir das 8h, no Espaço Cultural Panambi, no Residencial Liberdade III, bairro da Terra Firme, em Belém. A iniciativa é resultado de uma parceria com o Coletivo Sarau em Movimento, Fogoyó Moda Afro-Amazônica, Espaço Cultural Panambi Preta e Cedenpa, e terá programação durante todo o domingo, até às 21h.

O objetivo do evento é construir um ambiente acolhedor e de afeto para os moradores do Conjunto Liberdade, em vista da proximidade do Natal. Além disto, o Festival Hip-Hop em Movimento também tem como propósito a valorização da cultura negra e periférica, bem como a democratização do acesso à Cultura, à Arte e à Arte-Educação para públicos de todas as idades, de crianças aos idosos.

João Victor Feio, um dos organizadores do evento, evidencia a iniciativa enquanto uma expansão de outro projeto desenvolvido pelo EstorvoLab: o documentário GRIOT URBANO. “A ideia do Festival veio da vontade de expandir o impacto do documentário GRIOT URBANO – Batalhas de Rimas e Negritude. Na primeira edição, ficou claro que essas atividades culturais vão além do entretenimento; a pesquisa e produção do doc reforçam isso, elas criam pontes entre gerações, fortalecem identidades e abrem portas para novos talentos. Queríamos trazer essa energia para o final do ano, promovendo união e reafirmando o hip hop como força motriz nas periferias”, explicaDentre as programações estão previstas oficinas artísticas, graffiti ao vivo, cinema e atividades para crianças. Um dos destaques do evento é a 2ª Batalha da Liberdade, momento para os MCs duelarem com direito à premiação aos melhores competidores. Todas as atividades foram pensadas de forma a celebrar a cultura negra de todas as formas.

Segundo João, as atividades do evento foram pensadas de forma a refletir os elementos da cultura Hip-Hop, e para promover uma acessibilidade e inclusão dentro dessa cultura. “Nosso foco foi criar uma programação que refletisse os elementos do hip hop, logo que ele também fosse acessível e inclusiva. Pensamos em oficinas que trouxessem conhecimento prático, exibições que valorizassem a identidade negra e atividades que incentivassem a comunidade a participar ativamente, como o mutirão de graffiti e o sarau poético. O evento terá também cobertura completa no Instagram da Produtora Estorvo LAB (@estorbolab) e a Batalha de MCs terá transmissão ao vivo no YouTube (@estorvolab) com tradução em libras”, ressalta.

Outro destaque do evento é uma campanha de arrecadação de brinquedos para as crianças da Ocupação Liberdade. Os interessados em fazer doações podem levar os brinquedos até o Espaço Cultural Panambi Preta, até domingo (22), dia do evento. Esta iniciativa visa beneficiar ainda mais as crianças que vão participar do Festival Hip-Hop em Movimento. O projeto foi selecionado pelo ‘Edital de Audiovisual Fomento Inciso I – Lei Paulo Gustavo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu