Da Redação | Foto: Walda Marques
Neste fim de semana, dias 13 e 14 de julho, no Parque de Exposições, em Soure, acontece o Festival Choro Jazz, promovido pela Iracema Oyá Cultural, uma produtora do estado do Ceará, em parceria com o Festival Marajoara de Cultura Amazônica (FEMCA). Esta é a primeira vez que o evento acontece fora do estado do Ceará. Além do Marajó, outra edição vai acontecer em Belém no dia 20 deste mês, na Casa das Artes.
A abertura do Festival acontece no dia 13, às 18h, com o cortejo do FEMCA, o Carimbloco, com ponto de concentração na sede do grupo Cruzeirinho. A responsabilidade pela condução até o Parque de Exposições está a cargo do Grupo Tambores do Pacoval. Após a chegada, os Mestre Diquinho, Dona Onete e Tia Amélia subirão ao palco para receber homenagens pelas suas contribuições à cultura marajoara. Além dos Tambores, apresentaram-se em Soure músicos como Trio Lobita, Hermeto Pascoal, Renato Borghetti, Adamor do Bandolim, Cruzeirinho, Allan Carvalho e outros demais.
Com 15 anos de existência, o festival explora novos territórios com sua itinerância planejada em outras praças, além das tradicionais Fortaleza e Jericoacoara, realizando no Pará um evento com muito jazz, choro e carimbó ao público. Será um encontro do rio com o mar, do Ceará com o Pará, do Choro Jazz com as tradições, saberes, sabores, sonoridades e ancestralidades do FEMCA, que reúne mestres e mestras da cultura paraense. A Iracema Oyá Cultural também preparou diversas oficinas entre os dias 15 e 17, todas voltadas à área da música.
Programação em Belém
A programação no dia 20 de julho, com início às 17 horas, em Belém, vai homenagear a cantora Nazaré Pereira. Além da participação do projeto Choro do Pará na abertura, o evento conta com as apresentações dos cantores e compositores Nilson Chaves e Eudes Fraga, cearense radicado em Belém, dois grandes parceiros. De 19h30 às 22h30, tem Renato Borghetti e Nazaré Pereira, veterana representante da cena chorona paraense. Em seguida, Hermeto Pascoal retorna ao evento com show especialíssimo na capital paraense. Por fim, mais uma vez o Arraial do Pavulagem fica encarregado de encerrar a noite, assim como em Soure.
Serviço:
Festival Choro Jazz
Datas: Dias 13, 14 e 20 de julho de 2024
Locais:
Soure – Parque de Exposições
Belém – Casa das Artes
Inscrição para oficinas: Site do Festival