
Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação
A partir de amanhã, 22 de abril, até junho, o festival “Amazônia em Movimento”, evento itinerante, promove música, oficinas, gastronomia e valorização da cultura regional. Idealizado pelo Instituto Cultural Amazônia do Amanhã (ICAA), o evento irá circular por sete cidades paraenses, levando uma experiência imersiva nas expressões artísticas, na memória afetiva e na criatividade popular da região.
Com estreia em Belém, o festival seguirá até junho com paradas em Marabá, Curionópolis, Parauapebas, Ourilândia do Norte, Paragominas e Ananindeua. Em cada município, uma programação diversificada ocupará os espaços públicos destas cidades com shows, oficinas, feiras e apresentações culturais que ressaltam a diversidade da identidade amazônica.
Artistas como Félix Robatto, Jeff Moraes e DJ Coytada são alguns dos nomes confirmados nas apresentações musicais que prometem agitar as noites do festival. Ao lado deles, grupos locais e talentos emergentes também terão destaque, numa proposta que mistura consagração e descoberta, tradição e inovação. “Nosso objetivo é criar um espaço onde as tradições, a arte e a música da Amazônia possam ser vivenciadas de forma autêntica, tanto por moradores quanto por visitantes. Queremos fortalecer o orgulho pela identidade amazônica e incentivar a economia criativa local, valorizando os artistas e produtores culturais da região”, explica Liane Gaby, presidente do ICAA.
Antes dos shows, o festival oferece cinco dias de oficinas gratuitas que vão da dança tradicional à confecção de instrumentos musicais com materiais recicláveis, passando por técnicas da culinária amazônica. Cada oficina terá 30 vagas, com inscrições abertas a partir das mídias sociais do projeto. Os resultados serão apresentados no palco principal, conectando artistas, aprendizes e público em momentos de celebração coletiva.
Além da formação artística, o festival também investe na valorização do artesanato local e da gastronomia regional. Durante os dias de evento, empreendedores e cozinheiras da comunidade poderão expor e vender seus produtos, transformando o espaço do festival numa grande feira cultural.
Com patrocínio por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o “Amazônia em Movimento”, em cada parada, deve movimentar a cena artística, como também incentivar o turismo, gerar renda e fortalecer vínculos comunitários. Mais informações sobre a programação e inscrições estão disponíveis no perfil oficial do projeto nas mídias sociais.