Da Redação | Foto: Divulgação
“Ygapó – Floresta Encantada de Águas” traz 14 fotografias em tons de azul, registradas no Baixo Amazonas. A artista Andréa Brächer é a autora da exposição, que conta com a curadoria de Letícia Lau. “Ygapó” está exposta no Centro Cultural Banco da Amazônia, na Avenida Presidente Vargas, em Belém, até o dia 7 de dezembro. A mostra tem entrada gratuita e funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h.
A artista Andréa Brächer capturou mais de mil imagens em Alter do Chão, Baixo Amazonas, destacando a presença dos Igapós, partes da Floresta Amazônica que permanecem alagadas mesmo em períodos de seca dos rios. A palavra “Ygapó”, que nomeia a exposição, foi cunhada pela própria artista ao unir “Y” (água) e “APÓ” (raiz), simbolizando as raízes nas águas.
Propor uma narrativa de conto é uma das peças-chave da exposição, que usa fragmentos de uma floresta de águas para evocar a magia do ambiente. Essa interação entre a floresta e a fabulação são elementos poéticos do trabalho de Andréa. “Ygapó” também traz consigo discussões atuais e extremamente relevantes, como natureza, identidade, preservação e cultura, dando ênfase na água como elemento principal e identitário para os povos ribeirinhos.
Na linguagem da fotografia expandida, Brächer usa de uma abordagem que combina práticas e pesquisas que transitam entre processos históricos e contemporâneos, unindo técnicas analógicas e digitais. A escolha da cianotipia, um processo de impressão de fotografias em tons azuis datado de 1842, ressalta a fusão entre histórico e o moderno, evidenciando a dualidade na produção artística.
A curadora da exposição, Letícia Lau, destaca que “Ygapó” é um convite para entrar ao universo da imaginação e fantasia, reforçando a importância da preservação da natureza. Letícia ressalta que a exposição representa um despertar para o conhecimento da história da fotografia, misturando processos históricos com uma linguagem mais atual, marcada pela presença constante da cor azul.
Sobre a Artista – Andréa Brächer, natural de Porto Alegre, é uma artista ativa desde os anos 90, com exposições notáveis em museus como MARGS, MARCO e MAB. Sua proposta artística, fundamentada na fotografia, explora o universo onírico, fabulações e sonhos. Além de sua prática artística, Brächer é docente no Instituto de Artes da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e fundadora do Grupo Lumen – de Estudos em Processos Fotográficos Históricos e Alternativos – UFRGS.
Serviço:
“Ygapó – Floresta Encantada de Águas”
Data: Até dia 7 de dezembro.
Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 17h.
Local: Espaço Cultural Banco da Amazônia, Avenida Presidente Vargas, 800, Campina.
Entrada Gratuita