Portal Jambu

Da Redação | Foto: Melissa Barbery

Com o intuito de apresentar produções e realidades distintas, a partir do livro amazônico “Manifesto Curau” do escritor, poeta e jornalista Vicente Cecim, está aberta a exposição “Tocar o Céu, Lamber a Cidade”, no Museu de Arte da Unama. A exposição segue até o dia 13 de outubro, na Galeria Graça Landeira.

O trabalho artístico foi produzido em conjunto por Melissa Barbery e Beatriz Paiva, sob o olhar do fotógrafo, professor e curador Mariano Klautau Filho. Desse modo, a parceria surgiu após Mariano observar o trabalho das duas artistas e identificar idades, técnicas e existências diferentes que conversavam entre si, por meio de variáveis que apenas a arte pode fornecer ao público e que assim deram abertura a construção de uma narrativa que resultou nos elementos desta exposição.

“Eu venho de um período, onde ainda que alguns trabalhos meus tenham participado de algumas mostras, os últimos anos me exigiram mais do que eu imaginava e o custo foi o de ter ficado reclusa, então esta exposição me traz de volta, me expõe para além dos meus trabalhos mais antigos e o trabalho mais recente que é o Lamber a Cidade, projeto que nasceu durante minha vivência no Doutorado em Artes do PPGArtes da UFPA e ao período de reclusão da pandemia. Essa exposição representa um momento muito importante na minha carreira, em que depois de mais de 20 anos, eu consigo me enxergar rumo a um caminho, se vou conseguir chegar lá, não sei, mas sei que vou tentar!”, ressalta Melissa Barbery, professora, pesquisadora, designer e uma das artistas da exposição.

A artista visual ainda destacou o significado e a importância que a mostra traz para a região amazônica. “Lamber a Cidade é um trabalho pensado a partir de um texto, que é o Manifesto Curau do Vicente Cecim, é um texto que fala da Amazônia. Então, acho que a importância é fazer parte de uma geração que tá preocupada com a Amazônia em si, que está de olho nisso, que pensa sobre isso. Fazer parte dessa geração e pensar trabalhos que tenham essa relação direta ou indireta, é viver esse lugar, viver esse lugar e traduzir esse lugar em arte”, finaliza Melissa.

Serviço:
Exposição “Tocar o Céu, Lamber a Cidade”

Data: Até 13 de outubro

Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 14h às 18h.

Local: Museu de Arte da Unama, Avenida Alcindo Cancela, 287 – Umarizal, Belém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu