Da Redação | Foto: Divulgação
Com um vasto olhar significativo sobre o tempo, foi inaugurada pela organização Médico Sem Fronteiras (MSF) a exposição fotográfica “Pergunte ao Tempo”, no Solar da Beira, em Belém. A mostra busca refletir acerca do que mudou em 50 anos com relação aos conflitos, epidemias, guerras e catástrofes constantes que ocorreram mundialmente e continuará aberta à visitação até o dia 12 de dezembro.
Ao todo, são 12 registros da história do MSF que convidam o público a interagir e responder se a imagem exibida é antiga ou atual. Em uma das imagens, é apresentada, em uma cidade de Bangladesh, uma fila sem fim composta por crianças, mulheres e homens refugiados rohingyas com olhares perdidos, pois acabaram de fugir da violência que sofriam em busca de uma vida melhor. Ao lado do painel, tem a pergunta: “de que ano essa imagem é? 1978 ou 2018?
Nesta foto, a resposta correta seria 2018, justificado pelo fato de que atualmente há mais de 800 mil refugiados rohingyas enfrentando o problema da migração em Bangladesh. Desse modo, as respostas são reveladas por meio de um QR Code anexado junto à imagem que, ao ser aberto, ajuda o visitante a compreender o resultado com textos e vídeos explicativos preparados acerca de cada crise sociopolítica.
A diretora de Comunicação do Médico Sem Fronteiras, Nira Torres, comenta que a organização completou cinco décadas esse ano e, durante esse período, muitas situações poderiam ter sido evitadas. “MSF completou 50 anos no final do ano passado. Muito poderia ter mudado durante todo esse tempo. Mas, em muitos locais onde atuamos, temos a sensação de que a situação não mudou muito. Ainda há muito a fazer”, afirma.
A mostra é a abertura de uma realização do ciclo de eventos do TransformAções, iniciativa que tem o objetivo de promover a troca de conhecimento para inspirar ações e unir pessoas com diversos interesses a fim de que sejam parte ativa das transformações no mundo. O restante da programação do evento ocorrerá entre os dias 1 e 4 de dezembro e contará com exposições, palestras ministradas por atores locais e profissionais da organização Médicos Sem Fronteiras.
Serviço:
Exposição “Pergunte ao Tempo”
Data: Até 12 de dezembro.
Horário de Funcionamento: De segunda a sexta, das 08h às 17h, e sábado e domingo, das 08h às 14h.
Local: Solar da Beira, dentro do Complexo Ver-o-Peso (localizado na Av. Castilhos França, no bairro da Campina, em Belém)
Entrada Gratuita.