Da Redação | Foto: Divulgação
Comemorando 153 anos de existência, a Biblioteca Arthur Vianna, no Centur, organizou uma exposição em homenagem ao escritor paraense Dalcídio Jurandir. Chamada de “Vida e Obra de Dalcídio Jurandir”, a mostra foi montada dia 22 de março e está aberta para a visitação do público até dia 22 de abril. A apresentação tem o objetivo de difundir o legado e as produções do autor, principalmente para as novas gerações. A entrada é gratuita.
Nascido no arquipélago do Marajó, em 10 de janeiro de 1909, Dalcídio Jurandir ingressou na literatura aos 20 anos e, ao longo de sua vida, se consagrou como um grande romancista brasileiro, com obras como Marajó (1947) e Chove nos Campos de Cachoeira (1948). Além de escritor, Dalcídio também trabalhou como jornalista, publicando textos nos veículos paraenses “Terra Imatura” e “Pará Ilustrado”. Atuou também como Militante do Partido Comunista do Brasil (PCB) e integrou ativamente o movimento da Aliança Nacional Libertadora (ANL).
As mais diversas áreas em que Dalcídio atuou foram contempladas na exposição. Segundo o técnico em gestão cultural da Fundação Cultural do Pará, Jorge Ramos, o público pode conferir em “Vida e Obra de Dalcídio Jurandir” alguns trabalhos famosos do autor, e suas novas edições. “Algumas edições históricas, assim como as reedições das obras de Dalcídio, serão mostradas ao público durante a exposição. Com um caráter didático, a mostra trará dados da vida e obra do romancista brasileiro, divulgando-as para novas gerações de leitores”, disse Jorge Ramos.
“A FCP promove constantemente essas programações e ações que retratam e homenageiam autores paraenses consagrados, de maneira que incentive o acesso à leitura. Para comemorar os 153 anos, a Biblioteca Arthur Vianna celebra o intelecto do jornalista, homem de ideias e grande marajoara que foi Dalcídio Jurandir”, completou Jorge.
Biblioteca Arthur Vianna
A Biblioteca Arthur Vianna, sediada na Centro Cultural Tancredo Neves (Centur), é responsável por armazenar diversos arquivos e documentos, como livros, DVDs, gibis, livros em braile, todos disponíveis para consulta e alguns para empréstimos, com aproximadamente 800 mil volumes.
Atualmente, também estão vinculados à biblioteca os seguintes espaços: “Francisco Paulo Mendes”, na Casa da Linguagem; “Vicente Sales”, na Casa das Artes; “Carmen Souza”, no Núcleo de Oficinas Curro Velho, e as bibliotecas localizadas nas Usinas da Paz da Região Metropolitana de Belém e no sudeste do Estado.
Serviço:
Exposição “Vida e Obra de Dalcídio Jurandir”
Data: de 22 de março a 22 de abril
Horário: 9h às 18h
Local: Hall do 3° andar da Biblioteca Pública Arthur Vianna, no Centur, em Belém
Endereço: Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré
Entrada Gratuita