Portal Jambu

Da Redação | Foto: Divulgação

Mesmo com o fim da 76ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), algumas de suas atividades permanecem na cidade. É o caso da exposição “Aqui Tá Fazendo Calor” na Galeria Theodoro Braga, fruto de uma parceria entre a Fundação Cultural do Pará (FCP) com a Universidade Federal do Pará (UFPA), que reúne obras em alinhamento com o tema da SBPC deste ano. A mostra está aberta desde o dia 5 deste mês e continuará até o dia 7 de setembro, com visitação de 9h às 18h.

Com a curadoria de Orlando Maneschy e Pablo Mufarrej, os trabalhos expostos são uma junção do acervo da Galeria Theodoro Braga com as peças em posse da Galeria de Artes da UFPA (GAU), do Instituto de Ciências da Arte da UFPA (ICA), do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFPA (PPG Artes) e da Coleção Amazoniana da UFPA. Por se tratar de uma das programações da SBPC, a exposição é norteada pelo tema “Ciência para um Futuro Sustentável e Inclusivo”, com obras que tratam desde questões de identidade, problemas ambientais, socioculturais e políticas.

Segundo Alexandre Sequeira, um dos 14 artistas em exposição, os acervos institucionais possuem um importante papel na produção de conhecimento, principalmente quando as obras estão em circulação, em diálogo umas com as outras. Além da temática central da exposição, o diretor do GAU, Orlando Maneschy, conta sobre o esforço da curadoria em denotar a relação íntima entre a arte e a pesquisa realizada na universidade.

“(A Exposição) é uma forma, também, de ativar esses acervos que são fruto de pesquisa. A Coleção Amazoniana de Arte da UFPA nasce na pesquisa. Ela tem uma série de ações e atividades que envolvem ensino, pesquisa e extensão. Então, nós temos desde bolsistas de Iniciação Científica até estudantes de doutorado pesquisando na coleção, e uma das missões é visibilizar esse acervo”, afirma o acadêmico.

Girândola de brinquedos de miriti de Lúcia Gomes – Imagem de Divulgação

Outros artistas presentes na mostra “Aqui Tá Fazendo Calor” são Éder Oliveira, Elaine Arruda, Emmanuel Nassar, Guy Veloso, Keyla Sobral, Lúcia Gomes, Marise Maués, Mauro Joaquim, Maria José Batista, Margalho, Mestre Nato, Rafael Bqueer e Rafael Mateus Moreira. Os trabalhos variam desde  pintura, esculturas e até performance em vídeo atrelados a discussões sobre ecologia, cultura amazônica, questões climáticas e outras diversas pautas relacionadas ao tema da SBPC.

Alexandre Sequeira comenta o quão significativo é um evento que discute sobre o desenvolvimento sustentável e inclusivo através da arte cidadã feita no norte estar atrelado a um dos maiores eventos científicos do país. “[…] para mim é da maior satisfação, ter uma obra minha promovendo esse espaço de diálogos. […] é muito importante a gente ter a presença dessa produção de conteúdo em arte nesse evento”, finaliza o artista.

Serviço:

Exposição “Aqui Tá Fazendo Calor”

Data: de 6 de julho a 7 de setembro de 2024

Horário: das 9h às 18h

Local: Galeria Theodoro Braga, Fundação Cultural do Pará, Av. Gentil Bittencourt, 650 – Nazaré, Belém.

Entrada Gratuita

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu