Da Redação | Foto: Petchó Silveira
Combinando arte contemporânea com elementos da rica cultura amazônica, foi inaugurada no início deste mês, a exposição “Meu Lugar Sagrado”, no Teatro Popular Nazareno Tourinho. A mostra coletiva reúne obras dos artistas paraenses Andsanttos, Dannoelly Cardoso, Jocatos e Petchó Silveira, com a curadoria de Dudu Neves, e estará aberta à visitação até terça-feira, dia 31 de outubro.
O artista Andsanttos costuma retratar em suas pinturas a questão da religiosidade e das manifestações da cultura popular. Essas características se tornam evidentes em sua obra presente na exposição, em que ele procura celebrar a riqueza dos costumes da Amazônia, e artes que possuem o estilo “Odivelismo”, com uma pegada poética e colorida que tenta apresentar o universo das manifestações populares existentes na Região Amazônica.
Já a obra de Danoelly Cardoso retrata uma relação especial entre os povos indígenas e as águas da Floresta Amazônica, em sua série “Deságua”. Essas características demonstram que na exposição coletiva, todas as obras conversam entre si e têm interpretações diferentes sobre o conceito de “lugar sagrado”, cada um com significado próprio a ser apresentado nas diversas técnicas de pinturas dos artistas paraenses.
Na obra de Jocatos, são apresentados significados que acolhem e encorajam novas descobertas e perspectivas de definições, e que exploram o divino e o sagrado, em suas escrituras, gravuras e desenhos. Nela, os espectadores são convidados a mergulhar em uma jornada espiritual ao atravessar criações e alguns conceitos mais aprofundados acerca da arte moderna e contemporânea.
Como um bom observador, o artista plástico amazônico Petchó Silveira sempre costuma retratar as questões sociais que são atravessadas pelo racismo, preconceito e violência cotidiana. Na mostra, a obra aborda o corpo periférico e tem o objetivo de ampliar vozes contra todos os tipos de preconceito e causar reflexão nos visitantes, em prol da justiça na sociedade.
A mostra é uma realização da Prefeitura do município, por meio da Fundação Cultural de Belém. O Teatro Nazareno Tourinho estará aberto ao público de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e no sábado, das 09h às 11h. A entrada é inteiramente gratuita.
Serviço:
Exposição “Meu Lugar Sagrado”
Data: de 1 até 31 de outubro
Horários: de terça a sexta, das 9h às 12h e das 14h às 17h, e no sábado, das 09h
às 11h
Local: Teatro Popular Nazareno Tourinho, localizado na Praça do Carmo, bairro da
Cidade Velha.