Por Rafael Arcanjo | Foto: Série “Perdidos na tradução”, de Gabriel Lima

A exposição “Entre Passageiros”, do Coletivo Vadios, inaugura, nesta sexta-feira (14), às 19h, a Galeria Gal, situada no Espaço Cultural Outros Bárbaros. A curadoria é de Pablo Mufarrej e a mostra  segue em cartaz até dia 28 deste mês. O evento tem entrada gratuita.

Segundo Roberto Júnior, conhecido como Eremita e um os artistas que integra o Coletivo Vadios, o nome da mostra “veio da ideia de retratar tudo aquilo que está entre um lugar e outro, falar de caminhos, trajetórias, desse estado transitório que a gente passa a maior parte do tempo na correria do dia-a-dia, mas que muitas vezes não notamos. Ser passageiro é estar em constante movimento, essas obras são aquele lembrete de que a condição de passageiro é parte da nossa natureza, mas também vem para mostrar que esse caminho é belo”

Esta mostra traz visões acerca da condição transitória e mutável do mundo, uma reflexão acerca do caminho que os indivíduos tomam todos os dias para casa, mas que se desdobra em uma trajetória de vida, um ciclo natural que envolve o ambiente. O local “Entre Passageiros” está presente na natureza efêmera dos ambientes que cercam todos nós.

A exposição conta com nove obras ao total, com três delas sendo conjuntos ou séries de obras. Diversas linguagens artísticas são trabalhadas em “Entre Passageiros”, como fotografia, pintura, desenho e alguns trabalhos com técnicas mistas. Participam da mostra, além de Roberto Júnior, os artistas Ana Clara, Gabriel Lima, Gustavo Souza, Maria Eduarda Bentes, Marina Vieira, Matheus Siqueira e Monique Ferreira. A montagem é assinada por Marcelo Lobato e a mostra pode ser visitada de quinta a sábado, das 10h às 01h da manhã.

O convite para a realização da exposição veio quando duas artistas membros do Coletivo estavam pintando um mural no “Outros Bárbaros”. Ao serem convidadas para fazer a exposição inaugural da Galeria Gal, elas aproveitaram para apresentar o trabalho dos outros artistas que também integram o grupo.

Depois de receberem o convite, os artistas resolveram oficializar o Coletivo Vadios enquanto um grupo de arte, e deram sequência a organização da exposição. Na sua formação original, o grupo conta com nove artistas, dos quais oito participam de “Entre Passageiros”. O nome do grupo vem como apropriação do termo ‘vadio’, empregado de forma pejorativa para se referir a pessoas da classe artística que não vem de famílias abastadas. “O que liga esse coletivo, além do fato de sermos artistas emergentes, é a paixão pela síntese da arte e produções de viés mais ‘caseiro’, se é que dá pra chamar assim. A gente se vira com o que tem, sem depender de superestruturas, o que abre porta pra muita pesquisa e experimentação em todo tipo de mídia”, conta Roberto.

Serviço:

Exposição “Entre Passageiros”, do Coletivo Vadios

Abertura: Sexta-feira, dia 14 de junho, às 19h.

Período de exibição: Até dia 28 de junho, de quinta a sábado, das 10h às 01h da manhã.

Local: Galeria Gal, Centro Cultural Outros Bárbaros, Rua Arcipreste Manoel Teodoro, 616 – Bairro da Batista Campos.

Entrada gratuita

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *