Da Redação | Foto: Divulgação
Exposição na Galeria Benedito Nunes busca refletir toda paixão que envolve o período do Círio em Belém. “Catarse de Devoção” é uma criação da artista Paula Giordano que surge de uma pesquisa sobre a relação dos devotos com a corda do Círio. A artista promete levar os visitantes a repensarem sobre os sacrifícios feitos pelos devotos de Nossa Senhora de Nazaré. A exposição está aberta de segunda a sexta, das 9h às 17h, e ficará disponível até o dia 28 de novembro.
A exposição foi montada com as fotos tiradas por Paula há 11 anos em sua pesquisa sobre a relação de devoção dos religiosos com a corda que puxa a Berlinda. Para isso, a artista teve que acompanhar o ato, observando as pessoas realizando suas preces enquanto se mantêm unidas pela corda.
Paula Giordano explica seu processo durante a montagem da exposição. “Eu me debrucei em montar uma narrativa que leve em consideração as perguntas que me faço; as perguntas que instigam durante o contato com essa devoção dos promesseiros, a fé, a dor, que limites o corpo humano é capaz de alcançar”, explica a artista.
Paula busca com sua exposição instigar aqueles que apenas observam a passagem do que ela chama carinhosamente de “rio de gente” e fazer com que essas pessoas possam ver e sentir os sentimentos que atravessam a corda. As capturas feitas pela artista revelam um caráter dramático da situação em que os devotos se colocam. “(O Círio) me desperta perguntas, por fazer com que eu me aproxime do que é humano, do divino e do profano. Há uma resistência na vivência de fazer o trabalho que me estimula”, disse a artista.
Sua relação pessoal com a religião reflete em seus trabalhos, sempre abordando os dilemas existenciais e as emoções humanas. “Além da religiosidade ser uma das questões centrais de minha existência, independente de religião, a forma como as pessoas se relacionam com sua espiritualidade, fé e tradições são aspectos motivadores para mim”, finaliza Paula.
Ela também possui trabalhos em exposição, com obras nos acervos do Museu im Spital Grunberg, na Alemanha; Museu Nacional de Belas Artes, do Rio de Janeiro; Museu de Artes Plásticas de Anápolis/GO; Museu de Arte Sacra e a Galeria Theodoro Braga, em Belém.
Serviço:
Exposição “Catarse de Devoção”
Data: De 05/10 a 28/11.
Funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 17h.
Local: Galeria Benedito Nunes, subsolo do CENTUR, Avenida Gentil Bittencourt, 650.
Entrada Gratuita