Portal Jambu

Da Redação | Foto: Felipe Mendonça

A instalação “Experiências do Olhar” faz parte da etapa regional do projeto “Territórios de Memória e Patrimônio”, promovido pelo Sesc. 11 fotógrafos fazem parte da instalação, que busca retratar os cenários do Centro Histórico de Belém através de técnicas da fotografia artesanal. Com entrada franca, a instalação “Experiências do Olhar” pode ser visitada na área multiuso do terceiro piso do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, até janeiro de 2024.

As fotografias artesanais expostas na instalação, feitas em técnicas como os pincéis de luz e a pinhole, foram criadas durante uma oficina ministrada pela arte educadora Irene Almeida, em abril, no Sesc. O curso buscou estimular os participantes a criarem imagens a partir da leitura dos espaços do Centro Histórico de Belém, entendidos como patrimônios culturais materiais e imateriais, assim como a refletirem acerca de suas próprias vivências e histórias, em seus espaços de memória.

Irene contou que o processo de construção das obras se deu através de três tipos de técnicas de fotografia artesanal. “O processo de produção das imagens se deu a partir de três recursos e que utilizassem a percepção e o lúdico como forma de captação e entendimento da fotografia. Assim partimos do processo artesanal como a câmera escura, pincel de luz (quimigrama) e a Pinhole, que são processos que contribuem para esse entendimento. Explorando o espaço de vivência de cada indivíduo de forma lúdica e artística”, comentou.

A exposição conta com aproximadamente 40 fotografias expostas, de tamanhos e formatos distintos. Participam da instalação Felipe Mendonça, Gabriel Silva, Heron Pereira, Leo Jinkings, Isabela Navarro, Pamela Carneiro, Mauro Joaquim, Maria Helena Gomes, Suely Nascimento, Vanessa Costa e Yasmin Ribeiro.

Territórios de Memória e Patrimônio

Implementado nacionalmente pelo Sesc, o projeto é desenvolvido através de um conjunto de ações na área de Memória Social e Patrimônio Cultural e têm como propósito a articulação entre histórias, memórias, territórios e identidades a partir do entendimento de que os indivíduos são os responsáveis por unir esses elementos expandido os seus sentidos. Um dos objetivos dos “Territórios de Memória e Patrimônio” é compartilhar essas múltiplas experiências e instigar reflexões sobre os processos histórico-sociais do Brasil.

SERVIÇO

Instalação Experiências do Olhar

Data: Até dia 30 de janeiro.

Horário de funcionamento: De segunda a sexta, das 9h às 18h.

Local: Área multiuso do 3º piso do Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso, Boulevard Castilhos França, 522/523, bairro da Campina.

Entrada Franca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu