Portal Jambu

Nesta segunda-feira, 31 de março, o DJ, produtor musical e pesquisador Zek Picoteiro lança o projeto “Afluentes”, um mergulho através dos rios na riqueza musical da Amazônia. Para o pesquisador, a floresta guarda “pra mais de 40” ritmos.

O projeto acompanha Zek em uma expedição pelos principais rios da região, como o Amazonas, Tapajós e Guamá, para uma cartografia dos gêneros musicais que emergem ao longo do percurso. A proposta é compreender como a música se cria, se inspira e se espalha pelos rios, funcionando como um verdadeiro “ecossistema sonoro”.

Em seis episódios, Zek entrevista músicos, vivencia celebrações e documenta como os ritmos amazônicos se deslocam e se transformam ao longo dos cursos d’água. As festas de Beiradão, os tambores de Carimbó, o swingue da Lambada, as toadas do Boi-Bumbá, os batuques de Marabaixo e as batidas do Tecnobrega são alguns dos gêneros abordados na primeira temporada do projeto.

“Desde 2015, venho acumulando um grande volume de arquivos musicais digitais, muitos deles desconhecidos fora da região. A indústria fonográfica brasileira nunca conseguiu absorver a nossa diversidade, rotulando tudo como ‘música regional’. Agora, reuni tudo o que ouvi, li e vivenciei para compartilhar com o mundo”, explica o artista pesquisador Zek Picotero.

O projeto também lança um site interativo, onde um mapa da bacia amazônica apresenta informações sobre os gêneros, artistas e movimentos musicais da região. O portal ainda funcionará como um repositório de artigos, diários de bordo, playlists e sets mixados.

O primeiro episódio da série é dedicado ao Beiradão, um dos gêneros mais populares do Amazonas. Misturando elementos de lambada, forró, teclado, guitarra e saxofone, o Beiradão é a trilha sonora das festas ribeirinhas que acontecem ao longo dos 17 mil quilômetros de rios da região. “Não é só a música, é também a culinária, os festejos religiosos, o vocabulário, tudo isso se mistura e forma essa cultura riquíssima”, explica Hadail Mesquita, artista e criador do Portal Beiradão, um canal do YouTube que soma mais de 10 milhões de visualizações.

A iniciativa é fomentada pelo Programa Funarte Retomada, com produção do Instituto Regatão Amazônia, do Ministério da Cultura e do Governo Federal. O site oficial também estará disponível em www.regatao.org/afluentes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu