Da Redação | Foto: Laís Teixeira
Mais um Círio chega ao fim, e pelo quarto ano seguido o encerramento da maior festa religiosa do estado contará com performance de videomapping. A Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré receberá uma projeção especial no projeto “Cores, Sons e Sensações”, que este ano contará as 12 virtudes de Nossa Senhora. A exibição ocorre depois da missa de encerramento, a partir de 21h30. O evento é aberto ao público e será transmitido ao vivo pela TV Nazaré.
O projeto utiliza equipamentos de ponta para criar uma experiência diferenciada de artes visuais e religiosidade durante a cerimônia de conclusão da programação oficial do Círio de Nazaré. Patrocinado pela Equatorial Pará via Lei de Incentivo à Cultura, a produção da edição deste ano é da Ampli e do VJ Lobo e conta com a realização da Diretoria de Nazaré, Arquidiocese de Belém, Basílica Santuário de Nazaré, Ministério da Cultura e Governo Federal.
A narrativa do videomapping deste ano será focada nas 12 virtudes de Nossa Senhora de Nazaré, com outros elementos especiais como histórias reais de graças alcançadas e momentos da história do Círio. Outro ponto especial é o anúncio do tema do Círio 2024, que acontecerá durante a projeção.
O artista visual VJ Lobo revela que o vídeomapping também trará histórias reais de pessoas que foram entrevistadas por meses para a criação do roteiro, como o caso de uma mãe que conseguiu a sua casa própria depois de uma enchente. O roteiro do espetáculo também celebrará os 100 anos da Basílica de Nazaré, e ainda fará uma homenagem ao Arcebispo de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
Lobo comenta também que as partes decisivas da história do Círio serão abordadas no decorrer da projeção. “Depois que Plácido encontrou a imagem da Santa, como aquela ermita se transformou na grande Basílica que é hoje? A gente vai contar em mais uma edição do nosso vídeo mapping, que vem a ser uma experiência de ‘cinema expandido’ para o público que estiver na Praça Santuário durante o encerramento”, menciona.
No espetáculo, serão usados oito projetores de 20 mil lúmens de potência cada, que usam tecnologia a laser no lugar de lâmpadas. Serão distribuídas cinco torres de projeção pela Praça Santuário, com todos os equipamentos apontados para a fachada da Basílica. A Casa dos Padres também receberá iluminação cênica. A trilha sonora foi criada especialmente para essa animação, que também terá narração do padre Cavalcante.
Michelle Miranda, analista de Sustentabilidade da Equatorial Pará, afirma que perceber o fortalecimento do projeto é motivo de felicidade. “As pessoas já esperam por esse momento dentro da programação do Círio de Nazaré. É um projeto de grande impacto visual e que chama muito a atenção do público. A Equatorial Pará acredita nesta iniciativa que valoriza a cultura local através da energia e da fé dos paraenses”, comenta.
Sobre o Projeto – O “Cores, Sons e Sensações” é dedicado a contar histórias humanizadas através de experiências imersivas emocionantes. A combinação de religiosidade, desenhos envolventes, música e equipamentos modernos se une à sensibilidade artística para oferecer uma nova era de experiências, que brinca com os sentidos e emociona através de memórias recriadas em animações de alto nível.
“Contamos a história de pessoas que fazem Belém ser a maravilha que é, com suas narrativas em movimento. O diferencial é a criação de um universo de sensações diferentes usando recursos de imagem e som que podem ser apreciados por todos os espectadores”, explica VJ Lobo.
Serviço:
“Cores, Sons e Sensações” no encerramento do Círio 2023
Data: Domingo, 22 de outubro.
Horário: A partir de 21h30.
Local: Basílica Santuário de Nazaré e Praça Santuário (aberta para espectadores)
Transmissão ao vivo: TV Nazaré.
Redes sociais:
Instagram (@sintacoresesons)
Twitter (@SintaCoresESons)
Facebook (@SintaCoresESons)