Portal Jambu

Por Roberta Oliveira*

Nesta última quarta-feira (19), a Secult abriu oficialmente as inscrições para o “Beco do Artista” e o “Ponto do Autor”. Os dois espaços fazem parte da grade de programações destinadas à 26ª Feira Pan-Amazônica do livro, que acontece entre os dias 09 a 17 de setembro deste ano, no Hangar Centro de Convenções em Belém. As candidaturas devem ser feitas através do Mapa Cultural do Pará (mapacultural.pa.gov.br). Para o “Beco do Artista” o período de candidatura se estende até dia 05 de agosto, enquanto que para o “Ponto do Autor”, elas encerram um pouco mais tarde, no dia 07 do mesmo mês. 

O Beco selecionará 18 artistas gráficos e visuais independentes que se enquadram em diferentes categorias, como ilustradores e quadrinistas. Para a inscrição, os interessados devem apresentar obras autorais e originais que estejam dentro do encaixe das artes visuais. Quadrinhos, ilustrações, impressões 3D são algumas das peças aptas à candidatura. Também serão consideradas as miniaturas de personagem, e para isso, o candidato as submeterá em inscrição através de imagens fotográficas. A relação final de candidatos deve ocorrer no dia 29 de agosto, e será publicada no Diário Oficial do Estado e no próprio site da Secretaria de Cultura. A data pode estar sujeita a mudanças.

Já na categoria o “Ponto do Autor”, autores paraenses ou radicados no Pará a mais de dois anos poderão fazer o credenciamento no Mapa Cultural e participar do espaço que servirá para apresentar novas propostas de lançamento e relançamento de obras editadas nos anos de 2021 e 2022. A inscrição pode ser realizada pelo autor, co-autor ou responsável legal pela obra, já devidamente cadastrados no Mapa Cultural. Segundo a Secult, obras que desrespeitem os direitos humanos, grupos étnicos, orientação sexual, deficiência e as demais diversidades não serão aceitas.

No dia do lançamento, os autores poderão vender as próprias obras, e deixar disponível outros 10 exemplares para comercialização posterior. A quantidade poderá ser reposta à medida que os exemplares forem se esgotando e as vendas ocorrerão em um espaço definido pela própria Secult.

 

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

Foto: Divulgação Secult

Sob supervisão da jornalista Giullia Moreira.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu