Da Redação | Foto: Divulgação
O Sesc Casa das Artes, em Belém, recebe uma curta temporada gratuita do espetáculo “Travessia”, criado pelo ator marajoara Miller Alcântara, com apresentações do dia 26 ao dia 28 deste mês, sempre às 19h. A peça é uma apresentação solo, e Alcântara aparecerá sozinho em cena para interpretar os personagens e contar suas histórias.
Um dos pontos especiais de “Travessia” é sua capacidade de cada apresentação ser única, pois o público pode selecionar quais personagens vão entrar em cena em cada sessão. A inspiração por trás de cada história vem das vivências de Miller, de amigos, parentes e conhecidos.
Natural da cidade de Soure, no Arquipélago do Marajó, o ator ressalta a importância de contar as histórias e os sonhos dos marajoaras em um espetáculo. “Por ser de Soure, no Marajó, e entender que precisei fazer uma travessia para realizar o sonho de fazer teatro e de estar dentro de uma universidade, trago como minha primeira apresentação solo algo que discorre quem eu sou e sobre o que a minha arte fala. Por isso, no espetáculo, misturo o real e o ficcional para contar a história de pessoas pretas marajoara e exaltar a nossa cultura, usando não apenas a dramaturgia, mas também a visualidade e a sonoridade”, revela.
O artista comenta que a peça aborda todos os aspectos de ser uma pessoa marajoara, e seu processo de pesquisa para a construção do espetáculo perpassou por três etapas. A primeira delas foi um projeto audiovisual do qual Miller fez parte, sobre as pessoas dentro das lanchas que naufragaram. A segunda é a vivência do ator enquanto uma pessoa do Marajó, ao longo de seus 29 anos de idade. Já a terceira são as histórias de conhecidos, como familiares e amigos. Esse processo de construção da peça é constante, pois Miller acrescenta novas histórias assim que conhece novas pessoas e escuta seus relatos.