Portal Jambu

Por Kelvyn Gomes | Fotos: Espaço Vem/Divulgação

Reunindo artistas e empreendedores locais, o Espaço VEM, localizado no bairro do Reduto, em Belém, tem fomentado a economia criativa da cidade. A loja colaborativa funciona de terça à domingo, das 10 às 18h.

A Economia Criativa permite contar histórias através de produtos, valorizar as pessoas, as ideias, a cultura e a identidade do artesão, fomentando inclusive a inovação. Mas, competir com a produção industrial globalizada as vezes pode ser desleal, faltam recursos, financiamento e oportunidades. Assim surgem lojas colaborativas, uma chance de empreender compartilhando experiências, soluções e minimizando os riscos financeiros associados a essa jornada, tornando esses espaços uma demanda, um denominador comum entre artistas e empreendedores do Estado.

Baseado nesses preceitos, a empresária Náhisla Macedo, criou, em 2018, o Espaço VEM: Vida Economia e Moda, com a proposta de dar um ambiente estruturado e apoio às marcas. “A ideia era reunir, dividir os custos e ter uma loja para as pessoas conhecerem o trabalho dos empreendedores locais. Ele começou como uma loja colaborativa de moda e se transformou com o tempo e acabou sendo procurado por ser uma loja regional. Então hoje a identidade do Espaço Vem é ser uma loja de cultura regional, onde as pessoas vão buscar camisas paraenses, decoração, acessórios, bombons regionais, já que a nossa gastronomia ficou muito forte”, explica a idealizadora do projeto.

Segundo a empresária, o espaço sempre foi imaginado na região do centro histórico da capital paraense. Inicialmente inaugurado em um casarão na Cidade Velha, foi redirecionado ao Reduto após um convite do Peabiru para ocupar uma loja no mesmo prédio que serve como sede do instituto. A parceria era uma demanda de valorização da agricultura familiar com foco na gastronomia.

Náhisla, mesmo sendo coordenadora do espaço, respeita os princípios da economia criativa colaborativa e não toma nenhuma decisão sozinha. “A gente tem um grupo que resolve todas as nossas demandas: como vão ser as nossas campanhas, como vai ser a nossa divulgação para que o cliente chegue no espaço pra comprar o produto de uma marca e já conheça as outras. Isso ajuda a ampliar nossa rede de apoio”, explica a coordenadora do local. Além de fortalecer o empreendedorismo e a economia local, o VEM potencializa o papel da mulher nesse contexto, fomentando o empreendedorismo femino, já que 90% dos produtos expostos na loja são de marcas ou produtoras mulheres.

Quer fortalecer essa rede? O Espaço VEM tá de mudança. Mas calma! Eles vão só atravessar a rua, ocupando um casarão antigo na mesma Ó de Almeida onde fica o endereço atual. Com um espaço maior, o objetivo é também abrigar, além da loja, um café. O prédio está em reforma com inauguração prevista ainda para o próximo mês de setembro.

Respostas de 13

  1. Quero parabenizar essa Idealizadora, Náhisla, pelo excelente trabalho/projeto, que tem feito na gestão da loja colaborativa. Sua habilidade em administrar o espaço com tanta eficiência e visão é realmente notável. A maneira como você combina inovação com atenção aos detalhes faz com que a loja não apenas se destaque, mas também ofereça uma experiência excepcional para todos que a visitam. Seu comprometimento e sensacional gestão são evidentes em cada aspecto da loja e são verdadeiramente inspiradores. Parabéns!

  2. Local maravilhoso com o melhor atendimento de Belém. Vc encontra todos os melhores produtos regionais e de qualidade impecável. Amo este lugar!

  3. O VEM é importante pra economia local, um espaço que valoriza, engaja, e propaga a riqueza do trabalho criativo, do talento de tanta gente que precisa ser visto. O trabalho da Nai e toda equipe que está ali no dia a dia, é bonito de ver, porquê tem amor e alegria em cada entrega, em cada evento, em cada ação realizada. Todos ganham, e a nossa cidade também. Sou fã. Vida longa espaço Vem ❤️

  4. Local que reúne criatividade, originalidade e fomenta a economia local. Melhor loja Colab da cidade!

  5. Uma referência em economia criativa e colaborativa. Amo a loja e o como ela representa a nossa cidade ❤️

  6. Como cliente é o lugar perfeito pra achar aquele presente carregado da nossa identidade cultural amazônida. E como loja parceira , é o lugar apoia as mulheres empreendedoras, valorizando e divulgando nossos produtos e com um atendimento nota dez! Amooo! Parabéns meninas!

  7. A loja mais Amazônida que conheço Tudo de bom com as melhores marcas de tudo um pouco Autoral e Artezanal ! TOP DEMAIS!

  8. Um espaço aconchegante que reúne empreendedores locais, valorizando o trabalho autoral. É parada obrigatória de quem passar por Belém, Ó de Almeida 1084, no coração do Reduto.

  9. Loja colaborativa maravilhosa vc encontra tudo das nossas raizes Paraenses, amei! especialmente os produtos do @DivinoSer os óleos essenciais são maravilhosos, relaxa e acalma a nossa alma.
    Parabens a todos os artistas dessa loja.
    Amo artesanato, também sou uma artesã, visitem o meu instagram @coelho.gaviao

  10. Eu amo a loja. Conheço desde q foi criada e os produtos são sensacionais. O atendimento. A dona do empreendimento. Tudo. Só elogios

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu