Da Redação | Foto: Divulgação
O escritor paraense Leandro Machado, natural de Breves, no Marajó, lançou, no início deste mês, seu primeiro livro, intitulado “Kaapora”, pela Editora Nauta. O livro narra a história de uma família ribeirinha marajoara, imersa em um turbilhão de violência.
Segundo o autor, “Kaapora” aborda temas comuns à realidade brasileira, como a violência, mas com contornos e detalhes próprios da Região Amazônica. A ação dos “ratos d’água” – termo usado para se referir aos assaltantes de embarcações –, o tráfico de influência e poder pela Amazônia Marajoara e a exploração infantil compõem os conflitos que se deqsenrolam durante a trama. De Breves a Bagre, pelos rios Tajapurú, Tachí e Jacarezinho, a história passa por diversos cenários, chegando até mesmo ao Oiapoque, no Amapá.
O autor explica que a trama é contada pelos olhares dos protagonistas Izomar, Josefa, Valdeci e Vânia, respectivamente pai, mãe e filhos. “O escritor é alguém que analisa a conjectura da realidade e escolhe fragmentos para construir a sua narrativa. Dentre esses fragmentos, eu sempre tive um olhar para as mazelas sociais e humanas. Portanto, a necessidade de representar esses indivíduos e suas situações extremas foi o que me inspirou a escrever este romance”.
“Penso ser um termo interessante para retratar as difíceis situações vividas pelos personagens que compõem a obra”, é o que afirma Leandro sobre a seleção de “Kaapora” para nomear seu livro.