Da Redação.
Intitulada “Eneida Simplesmente”, a exposição traz a história de uma das mais importantes escritoras do estado do Pará. Eneida foi a idealizadora do Museu da Imagem e do Som (MIS), espaço que agora retrata sua vida e obra. Com entrada gratuita, a mostra está aberta ao público de terça à domingo, das 9h às 17h, até 30 de setembro. O MIS está localizado dentro do Centro Cultural Palacete Faciola, na Av. Nazaré, em Belém.
Natural de Belém, Eneida foi uma escritora, militante política, feminista e um dos nomes mais ilustres da literatura paraense e da cultura popular brasileira. Gerações de poetas foram inspirados pelo seu trabalho, conhecido por ter uma escrita sensível, que habilidosamente captura a vida e a cultura paraense, e uma perspicácia crítica enorme.
Na inauguração da exposição, houve um seminário, resultante dos 30 anos de pesquisa da professora aposentada da Universidade Federal do Pará, Eunice Ferreira, doutora em literatura. No evento, ela contou que o visitante irá encontrar todas as fases e versões de Eneida, que o foco estará nas nuances da abordagem política da autora, ponto forte em suas ações e não restrita ao comunismo, mas à busca por uma revolução e a um modo específico de condução política.
A exposição destaca a importância histórica de Eneida de Moraes, que teve amizade com Carlos Drummond de Andrade e Manoel Bandeira, além de outros grandes expoentes da literatura e das artes. A mostra também proporciona uma experiência única aos visitantes, tendo seu acervo vindo do Grupo de Pesquisa de Mulheres Eneida de Moraes (Gepem).
Baseando-se neste material, a equipe do MIS buscou criar uma exposição que retratasse Eneida, mesclando sua obra e personalidade, a partir de diferentes perspectivas, resultando em uma exposição onde não apenas há a celebração à escritora, mas a instigação de reflexões sobre sua vida e o seu legado.
Segundo Indaiá Freire, diretora do MIS, a vida da autora é um livro aberto. “Cada um interpreta da maneira que acha que tem que interpretar. A nossa interpretação está no MIS, mas as pessoas são livres para fazer suas interpretações. Todos estão convidados a conhecer essa mulher apaixonada pelo Pará, suas tradições, e pelo Carnaval, deixando um legado que transcendeu gerações e continua inspirando novos trabalhos e interpretações.”, finalizou.
Serviço:
Exposição “Eneida Simplesmente”
Local: Museu da Imagem e do Som (MIS), Centro Cultural Palacete Faciola, Av. Nazaré, 138, Belém-PA.
Horário: Terça à domingo, das 9h às 17h.
Data: Até dia 30 de setembro.
Entrada gratuita.
Foto: David Alves – Agência Pará
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima.