Portal Jambu

Rebeca Pimental e Fernando Galvão lançam nesta sexta-feira, 28, o editorial de moda “Stygnis Amazônika”, uma fusão entre tecnologia orgânica, coletividade e atitude punk. Inspirada nos opiliões da família Stygnidae, pequenos aracnídeos amazônicos que vivem em comunidade como forma de proteção, a coleção será lançada com um ensaio fotográfico e audiovisual no Instagram e YouTube.

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Pierre Azevedo

O projeto nasce do encontro entre moda surrealista e futurismo amazônico, com acessórios que remetem às estruturas dos opiliões, representadas em formas geométricas e assimétricas. O conceito de coletividade dos aracnídeos se reflete nas peças, que propõem um futuro onde a moda não apenas protege, mas também se fortalece na interconexão, declaram os idealizadores.

Para Rebeca Pimentel, que vem das áreas da maquiagem e figurino, a coleção é uma resposta visual à ideia de resistência e transformação estética. “Sempre quis criar peças inspiradas em facekinis e balaclavas, formas de caracterizar o rosto para além da maquiagem. Stygnis Amazônika não é sobre peças individuais, mas sobre se vestir em comunidade”, explica a artista inspirada prlos pequenos animais.

A coleção também dialoga com a estética do facekini, máscara que cobre grande parte do rosto e remete tanto à proteção quanto à reconstrução da identidade. Fernando Galvão, publicitário e produtor cultural, destaca como a Amazônia urbana influenciou o projeto. “O punk e o pop sempre estiveram na minha visão artística. O maior desafio era conectar isso ao que vivemos na Amazônia. Por isso, criamos acessórios que pudessem ser usados no dia a dia e, ao mesmo tempo, trouxessem essa estética inspirada nos Stygnidae”, comenta.

Alumínio e pintura automotiva, foram os materiais escolhidos para reforçar a ideia de uma moda blindada e cromada, em sintonia com o visual cyberpunk presente na cultura paraense, do tecnobrega às aparelhagens. “O futurismo já faz parte da nossa identidade, mas nem sempre é reconhecido. A presença de artistas da amazônia na moda futurista amplia narrativas de resistência e rompe estereótipos que limitam a região ao folclórico”, completa Rebeca.

A trajetória de Rebeca e Fernando reflete uma fusão entre tradição e experimentalismo. Rebeca, além da moda, já assinou direção de arte em videoclipes paraenses, enquanto Fernando traz um olhar voltado para o design e a cultura pop, tendo desenvolvido projetos de estamparia autoral inspirados nos Orixás do Tambor de Mina. A equipe do editorial conta ainda com a produção executiva de Pierre Azevedo, que também assina a fotografia e filmagem, a ourivesaria de Marcela Nascimento e trilha sonora original de ONÇA.BEAT. A realização é por conta 7Sete Produções e Batuque – Amazônia Documental. O projeto foi contemplado pelo Edital de Moda e Design da Lei Paulo Gustavo 2023, reafirmando a potência da moda amazônica enquanto expressão artística e política.

O lançamento do editorial acontece no YouTube Batuque – Amazônia Documental e no Instagram @stygnisamazonika.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu