Por Fabricio Lima*
Com o mês da quadra junina se aproximando, a expectativa pelo tradicional concurso de quadrilhas, com seus adereços, trajes típicos, narrativas e personagens, só aumenta. Diante disso, a Fundação Cultural do Pará (FCP) abriu, no último dia 20 de abril, o edital para o XIX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que segue até o dia 3 de junho com inscrições abertas para os grupos e suas misses. O formulário para inscrição pode ser acessado no link.
Com o objetivo de democratizar o acesso a recursos de fomento a bens e serviços artísticos, cinco áreas culturais serão contempladas pelo concurso. Elas são: quadrilha junina, miss, marcador, coreógrafo e estilista, totalizando 57 propostas premiadas pelo certame. Os vencedores levarão para casa até três mil reais nas categorias individuais e 20 mil reais para as 20 quadrilhas mais bem colocadas na competição.
Pessoas físicas podem inscrever propostas individualmente ou como representantes de coletivos não formalizados. Para as quadrilhas mirins e misses mirins há uma idade mínima de sete anos e máxima de 14 anos. Para os adultos, a idade mínima é de 14 anos e máxima de 18 anos. Para as Misses Caipira da Diversidade a idade mínima é de 18 anos.
Origem – A tradição das festas juninas no Brasil remonta ao século 16, onde em Portugal e na Espanha eram realizadas com cunho estritamente religioso, em homenagem a São João e Santo Antônio. Denominada inicialmente como festa joanina, por conta do primeiro santo, ela passou a ser conhecida como junina, em alusão ao mês em que passa no país. Com grande popularidade nas regiões Nordeste e Norte, a festividade acabou ganhando caráter cultural e desenvolvendo características próprias, como as vestimentas, as aparências caricatas e as comidas típicas à base de milho e amendoim.
Foto de capa: Divulgação
Serviço: XIX Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, da FCP
Inscrições: até 03 de junho
Links para acesso:
–Inscrição Miss Caipira da Diversidade
ETAPAS DO CONCURSO
a) Inscrição on-line;
b) Habilitação: de caráter eliminatório;
c) Sorteio para ordem de apresentação dos habilitados;
d) Apresentação para a banca examinadora (Jurados);
e) Apuração;
f) Premiação.
Mais informações estão disponíveis no site da Fundação Cultural do Pará (www.fcp.pa.gov.br)
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
*Com supervisão de Giullia Moreira.