Portal Jambu

Por Marcos Melo/Imagem: divulgação

Com uma letra forte, digna de uma artista do Norte do Brasil, e um clipe que mostra as belezas e os desafios de uma mulher preta, periférica e fazedora de cultura, a cantora Nenzinha lançou, na última quinta (20), “Norte não é com M”. Natural de Marabá, no Pará, a artista tem mais de 25 anos de carreira e tem em sua trajetória as marcas de uma vida atravessada pelas lutas de quem enxerga na arte e na cultura uma oportunidade de realizar os seus sonhos e de compartilhar mensagens de transformação.

“Uma guerreira que canta há 25 anos”, é assim que Nenzinha se apresenta. A cantora nasceu e cresceu no bairro Francisco Coelho, em Marabá, município localizado na Região do Carajás, no Pará. E foi justamente nesse bairro, onde ela enfrentou muitos desafios, que Nenzinha gravou uma parte de seu clipe. “São as minhas origens, onde nasci, me criei, tomei muito banho de rio, lavei muita roupa, tudo no rio, porque não tinha água encanada”, conta a artista.

Em seu roteiro, o clipe conta a história de uma cantora em busca do sucesso. Uma história que se confunde com a história da própria Nenzinha, e que em certos momentos é a história dela. O clipe traz belas imagens do bairro e de outros pontos turísticos da cidade conhecida como a Cidade Poema. A direção geral e de produção é assinada por Anderson Souza, que também assina a composição da música, a produção audiovisual é da Z Produções e a direção de fotografia de Sidartha Lemos.

Nenzinha conta que chorou muito quando assistiu ao clipe pela primeira vez. “Ele foi uma conquista muito grande. Saber que eu tô conseguindo fazer com que as pessoas reconheçam o meu trabalho é muito emocionante”, conta. Segundo ela, a repercussão na cidade foi enorme e foram inúmeras mensagens de felicitações e emoção. O clipe, lançado no dia 20, já acumula mais de 6.000 visualizações no YouTube.

No início do clipe, Nenzinha aparece caminhando pelo seu bairro, onde enfrenta o preconceito das pessoas que não acreditam em seu potencial e a violência contra a mulher dentro de casa. Mas isso não a paralisa e ela busca na arte uma transformação de vida. “Espero que muitas pessoas, principalmente as mulheres, possam se identificar com o clipe e levar pra si a mensagem que estamos transmitindo. E que todas possam bater no peito com orgulho de ser do Norte, assim como eu tenho”, acrescenta.

A cultura no combate à violência contra as mulheresO clipe trata da importância de se combater e denunciar casos de violência contra as mulheres. Segundo dados da Rede de Observatórios da Segurança, em 2023, ao menos oito mulheres foram vítimas de violência doméstica a cada 24 horas no Brasil. Ainda em 2023, segundo o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, as agressões decorrentes de violência doméstica atingiram 258,9 mil casos.

“Eu já passei por isso. Já tive relacionamentos abusivos. Antes as mulheres se calavam, hoje não. Não precisamos morrer, temos muito apoio, temos a Lei Maria da Penha”, afirma a cantora.

E Nenzinha está correta. Sancionada em agosto de 2006, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, a Lei Maria da Penha (Lei 11.340/2006) criou mecanismos para prevenir e coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher em conformidade com a Constituição Federal.

Para realizar uma denúncia, você pode acionar a Central de Atendimento à Mulher – Ligue 180, um serviço de utilidade pública essencial para o enfrentamento à violência contra as mulheres. A ligação é gratuita e o serviço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Nenzinha, dos palcos de Marabá para o mundoNo final do clipe, Nenzinha sobe ao palco, como um símbolo de resistência da luta de tantas mulheres pretas fazedoras de cultura pela valorização de sua arte, pelo respeito aos seus corpos e suas histórias de vida. Ao cantar que em seu peito o orgulho explode, Nenzinha reforça a importância de jamais se afastar de sua ancestralidade. De resgatar a sua própria história e partir dela construir o caminho de seu sonho.

“A gente quando nasce, a gente vem com um propósito na vida. Eu acredito que todo mundo que tem um sonho, tem que correr atrás e conquistar. Não deixe que ninguém venha te diminuir. Quando você corre atrás, você consegue. Tenha fé. Não desista”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu