Portal Jambu

Por Giullia Moreira

O cinema é um lugar de arte, criatividade, acessibilidade e democracia. A fim de incentivar o fazer audiovisual no Oeste do Pará, nos últimos dias 02 e 03 de junho foi realizado o Curta Xingu 2023. Através do evento e também da votação popular, três curtas-metragens produzidos no município de Santarém foram premiados na categoria Mostra Castanha, direcionada para esta região do estado.

Conquistando o primeiro lugar, o filme “Erveiras: a cura pelas plantas”, produzido em 2021 pela Muruci Produções e Canoa Filmes, fala sobre mulheres de Santarém que usam plantas e ervas como remédios naturais alternativos. Inspirado em Maria Luciene Gama Santos, do espaço Katumawa Iwí, da Vila de Alter do Chão, e Adalgiza Silva Oliveira, vendedora de produtos no Mercadão 2000, a produção traz um recorte sensível e interessante sobre a temática.

Para Diego Pinheiro Alano, roteirista e diretor do “Erveiras”, a premiação é uma oportunidade de difundir os trabalhos com temas Amazônicos. “O impacto que esses festivais locais causam são diversos, desde a valorização aos produtores fílmicos, a representação identitária dos nossos povos que são invisibilizados nesses meios de comunicação ou artísticos, mas também no que diz respeito a formação de público”, comenta.

O documentário “Kumarú: Cura, força e resistência”, sob a direção de João de Paula e produção da Dzawi Filmes, apresenta o Pajé Naldinho Kumaruara. Nele, o líder espiritual narra sua história e seu crescimento enquanto referência para seu povo, além da sua relação com os seres sagrados da floresta. A produção ficou em segundo lugar na categoria.

Já no terceiro lugar, o curta-metragem de ficção “Mãe Vira Porca” (2021), traz a personagem Paulette, um jovem da comunidade LGBTI+ que é vítima de homofobia no lugar onde mora e, em determinado momento, conhece uma famosa vidente chamada Mãe Vira Porca. O filme, também de 2021, é do Grupo de Teatro e Pesquisa Papa Xibé e conta com as atuações excelentes de Evandro Boa Morte, Bia Almeida, Maycon Cruz e Dani Ricker.

Confira aqui os trabalhos premiados do Curta Xingu 2023.

 

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

Foto de Capa: Divulgação Muruci Produções

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu