Portal Jambu

Por Fabricio Lima*

A associação “Arte Comunicação Xingu” abriu as inscrições para a mostra competitiva Curta Xingu 2023. Serão aceitos curta-metragens produzidos na região do Xingu com duração de até 15 minutos, que serão avaliados por uma curadoria e selecionados para serem exibidos nos dias 2 e 3 de junho, na Casa de Memória TransXingu, em Altamira (PA). A escolha dos vencedores se dará a partir de uma votação dos espectadores e um parecer técnico da organização. Os interessados podem inscrever-se por meio do link até o dia 25 de maio.

A mostra contempla quatro categorias: Seringa, para temáticas de meio ambiente e práticas sustentáveis; Jenipapo, para povos indígenas, ribeirinhos e quilombolas; Ucurum, para temas de diversidade gênero; e a Mostra Castanha, que engloba todas as anteriores mas contempla produções oriundas da região do Oeste do Pará. Em todas as categorias, a premiação será de 2 mil reais para o vencedor, com o segundo e terceiro recebendo mil reais e 500 reais, especificamente.

Sob a ótica do cinema como um espaço democrático e idealizado pela jornalista e produtora cultural Val Araújo, o projeto Curta Xingu nasce da paixão dela em potencializar a voz dos moradores da região sudoeste do Pará e inspirar nessas pessoas o desejo de tomar as rédeas de suas histórias por meio da produção audiovisual. A iniciativa realizou uma oficina no início do mês de maio com a população da região, norteada pela máxima “uma ideia na cabeça e um smartphone na mão”. Nela 95 participantes tiveram mais de 70 horas de oficinas e 16 curtas foram produzidos.

 

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

*Com supervisão de Giullia Moreira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu