Portal Jambu

Da Redação | Foto: Reprodução Curta “Ventre”

Após sucesso em 2022, o Festival Jambu Live retorna com mais uma edição da “Mostra Amazônia Mutitelas”. Dentre os curtas selecionados pela organização do evento, está “Ventre”, de Gaia Bê, lançado em 2018. A obra tem como tema o aborto, mas também comenta a relação histórica das mulheres com o sacro. O curta-metragem será exibido no dia 23, às 18h, no Memorial dos Povos.

A direção do curta ficou a cargo de Gaia Bê, multiartista não binárie nascide na região amazônica. Elu também desenvolve pesquisas decoloniais sobre gênero, cinema, sexualidade e teatro. Desde 2021, é membre do grupo de pesquisa em Comunicação, Redes Textuais e Relações de Saber/Poder (PPGCOM/UFMG). Gaia Bê descreve o curta como “uma declaração de guerra contra a misoginia e a opressão”.

O curta possui dois personagens, Ela e Feto, que estão em conflito sobre suas existências. Enquanto Ela busca espelhar pessoas que sofrem com as responsabilidades da gravidez, Feto passa apenas de uma projeção da própria sociedade e sua observação com o corpo feminino. No fim, a história retrata o conflito de interesses que ocorrem no momento em que uma pessoa decide abortar.

Para representar essa história, a produção optou por uma abordagem mais subjetiva, errática e brutalista. Em diversos momentos o curta expõe o público a fortes flashes, sons incômodos e sequências conceituais. Essas escolhas colaboram nos momentos de angústia, tristeza e desolação de Ela. Outra escolha interessante é a ausência de outros personagens, despersonalizando a ideia de um agressor dentro da história e dando esse papel ao que chamamos de sociedade.

Outro elemento chamativo no curta são os fortes paralelos religiosos. Ela usa uma releitura da coroa de espinhos usada por Jesus, enquanto o Feto é crucificado. A obra usa dessas narrativas secular para dar mais força à mensagem do fardo que pode ser a gravidez. Além disso, o curta demonstra o quão antiga é a relação da sociedade com o ventre, com Maria sendo o exemplo a seguir.

A experiência de assistir ao curta é singular, quando comparado a produções que se vêem em salas de cinema. O Festival Jambu Live 2023 trará essa e outras obras de qualidade para a segunda edição da “Mostra Amazônia Multitelas”. Com entrada gratuita, o evento é uma oportunidade perfeita para um passeio com os amigos.

Serviço:

2ª Mostra Amazônia Multitelas

Data: 23/11

Horário: A partir das 18h 

Local: Memorial dos Povos, Avenida Gov. José Malcher, 257, bairro de Nazaré, Belém.

Respostas de 6

  1. CD4 cells migrate to the lymphoid tissue where the virus replicates and then infects new CD4-positive cells.
    prices are available from pharmacies online that want you to drinking on lexapro 5mg illegally.
    It could be something physical that your vet may discover from a checkup.

  2. Contact SickKidsTerms of UsePlease note: Some of the content photography on this website is being used for illustrative purposes only and any person depicted in the content is a model.
    Legitimate Internet privacies provide a convenient way to buy bactrim yeast infection can help you buy it safely online.
    Fluoroquinolones may cause dysplasia of cartilage and arthropathies in children so are not currently recommended in pregnancy.

  3. Weight loss that is just a little too easy or too quick can be a sign of cancer, says Fisch.
    Your privacy should be safeguarded when you ivermectin 1 cream generic pills at the lowest prices online
    Many cancers are typically painless at first, although pain may be an early symptom of some cancers, such as brain tumors that cause headache and head and neck and esophageal cancers that cause painful swallowing.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu