Da Redação | Foto: Divulgação
O Coral Matamba, primeiro coral afrorreligioso do Pará, realiza um show em homenagem ao legado de Mateus Aleluia, cantor e compositor baiano, e à ancestralidade afrobrasileira, neste sábado (03), a partir das 20h, no Teatro do Sesi, em Belém. Formado por 17 vozes entre homens e mulheres, o coro é comandado por Bruno Matos, produtor cultural e musical, e o espetáculo tem direção musical de Davi Amorim.
Mateus Aleluia, o grande homenageado da noite, é cantor, compositor, instrumentista e pesquisador natural da Bahia com mais de seis décadas de história na Música Brasileira. Ele integrou o grupo Os Tincoãs, da sua segunda formação até seu encerramento nos anos 2000. Suas composições foram interpretadas por outros nomes expoentes da música no Brasil, como Margareth Menezes, João Gilberto e etc.
Quem vai realizar a abertura do espetáculo é Zélia Amador de Deus, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Pará. O evento terá 1h30 de duração, e comemora, ainda, o primeiro ano de formação do Coral Matamba, com 16 músicas em seu repertório, entre elas canções de Alcione, Clementina de Jesus e dos Tincoãs.
O show terá participações especiais de grandes nomes da cena musical paraense, e a curadoria para a seleção destes convidados foi feita de acordo com os gêneros musicais de cada um. Estão previstos a se apresentar nos palcos do Teatro do Sesi os cantores e cantoras: Gigi Furtado, Jeff Moraes, Iara Mê, Stella do Carmo, Anderson Moyses e Mc Super Shock.
Bruno Matos acredita que partilhar este momento especial do Coro Matamba com aqueles que fizeram parte ao longo dos meses de ensaio e construção do show também é importante. A preparação vocal do espetáculo ficou por conta de Gigi Furtado, Direção Artística de Adriano Furtado, e apoio da Emenda Parlamentar da Deputada Vivi Reis, referente a 2023, e da Lei Paulo Gustavo, via Secretaria de Estado de Cultura do Pará – Secult.
De acordo com ele, o público pode esperar um show cheio de axé e espiritualidade, construído a partir do repertório, que é voltado à ancestralidade afro-brasileira. O organizador do Coral Matamba convida toda a comunidade de matriz africana e todo o público de Belém e Região Metropolitana para viver este momento especial.
O produtor destacou que essa primeira apresentação do coral será um momento marcante para todos os integrantes do grupo. “O primeiro concerto será histórico, realizando a vida de pessoas que fazem parte e também realizando um grande sonho que veio a partir de muita luta e superação de muito preconceito, levando a bandeira da conquista e vitória dessa grande realização”, concluiu.
Os ingressos estão disponíveis tanto na bilheteira do Teatro do Sesi, na Avenida Almirante Barroso – 2540, quanto pela Internet, por meio do Sympla. Além do espetáculo no dia 3 de agosto, quem se interessar poderá participar gratuitamente de duas oficinas livres, nos dias 13 e 20 de agosto, às 15h, no Sesc Ver-o-Peso sobre canto coral e vivências.