Portal Jambu

Da Redação | Foto: Divulgação

A exposição “Memórias En Passant de Cubas Arts”, exposta no Núcleo de Conexões Na Figueredo, entra em sua última semana de exibição, e pode ser visitada até dia 8 de janeiro. Elaborada pelo artista Laercio Cubas Jr., são mais de 400 obras que buscam capturar o cotidiano belenense e sua beleza, além de misturas de personalidades e elementos culturais paraenses com a internet, cinema e cultura pop. A entrada na mostra é gratuita.

Pela segunda vez no espaço do Na Figueredo, o artista explica que o nome “Memórias En Passant de Cubas Arts” é uma mistura do “Memórias Póstumas de Brás Cubas” com um termo em francês relacionado a transitoriedade. O título pode ser traduzido como “Memórias Passageiras”. “Por conta do meu sobrenome, o livro (Memórias Póstumas de Brás Cubas) sempre me foi citado. E eu uso o termo ‘En Passant’ porque são artes produzidas a partir de fotografias, pensamentos e composições de relances cotidianos”, disse Cubas Jr.

O processo de criação das obras se deu a partir de fotografias tiradas da cidade por Cubas Jr. que, posteriormente, as usava como base para criar os desenhos à mão livre. Os trabalhos reunidos nos últimos 5 anos refletem a percepção do artista sobre os movimentos culturais, artísticos, a paisagem urbana e a arquitetura da cidade. “Tenho predileção por lugares não tão turísticos, referências que só quem mora em Belém ou conhece profundamente consegue captar. Sempre que tenho vindo a Belém, saio fotografando os pontos por onde passo, e volto com um álbum novo de fotos que vou usar para produzir as minhas próximas artes”, revela.

Sobre o artista

Atualmente, Laercio Cubas Jr. vive em Fortaleza, mas tem muito apego por Belém. “Sempre fui bem recebido em Fortaleza por ser paraense. A música paraense está sempre no set dos DJs e no repertório das bandas. Também há ótimos restaurantes com comida paraense por lá. Tenho inúmeros amigos paraenses que moram em Fortaleza, mas vivem nessa ponte aérea. Gostar de Fortaleza me faz gostar de Belém. Não deixo de acompanhar meu Clube do Remo, as novidades e até as fofocas da terrinha”, compartilha.

Durante as eleições de 2022, o artista conseguiu bastante engajamento com produções em apoio ao então candidato à presidência, Lula. Desde então, foi chamado para expor em diversos locais não só no Brasil, mas pelo mundo. Suas obras passaram a ser consideradas como contribuições para manutenção da democracia, chegando a dar entrevistas para a revista internacional de arte Hyperallergic.

Serviço:

Exposição “Memórias En Passant de Cubas Arts”.

Data: Aberta até dia 8 de janeiro

Horário: 10h às 19h

Local: Núcleo de Conexões Na Figueredo – Av. Gentil Bitencourt, 449 – Nazaré

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu