Por Rafael Arcanjo*
Levando a cultura amazônica para a capital paulista, o projeto Ritmos da Amazônia firmou-se como um grande sucesso. Os dois primeiros shows alcançaram lotação máxima de público, e a expectativa para a última noite de espetáculos, no próximo sábado (26), é de um momento ainda mais inesquecível. O Centro de Tradições Nordestinas (CTN) receberá neste último show os artistas paraenses: Willy Lima, a banda Vingadores do Brega, Kim Marques e Chyco Salles.
O Projeto Ritmos da Amazônia é uma realização do Governo do Pará e da Talentos da Amazônia, e surgiu da aprovação da lei n° 9.310 de 15 de setembro de 2021, que declarou o ritmo brega como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Pará. O propósito do programa é estimular o intercâmbio cultural de diversos artistas consagrados na cena musical e cultural do estado para a cidade de São Paulo, dando ao público paulistano a oportunidade de apreciar o brega, um dos ritmos musicais que mais cresce no Brasil, assim como outros estilos que serão levados por diversos artistas locais.
O cantor Willy Lima ressalta que os dias dos shows foram de muita energia, muita música, troca de conhecimento e sentimentos. Ele conta que esse projeto agrega tanto para o estado do Pará e para os artistas, que é imensurável tentar expressar o lado positivo do evento, e que muita coisa boa já está acontecendo e quem ganha é o povo paraense. Willy se apresentará no último show, e juntamente com os outros artistas, levará grandes sucessos que são a marca registrada da sonoridade e dos ritmos tipicamente amazônicos para os palcos do CTN. Para o público do Pará e de todo o país, os shows serão transmitidos via YouTube e Instagram da Talentos da Amazônia.
Essa iniciativa de incentivar os artistas que vivem e mantém o brega vivo, lapidando geração por geração desse que é um dos principais símbolos da cultura regional amazônica, consolida e expande a cultura nortista como integrante dos grandes circuitos da música nacional, estimulando o turismo cultural e levando diversas pessoas no país a conhecerem cada vez mais a cultura do Pará e da Amazônia, atingindo com êxito o principal objetivo do evento.
Grandes nomes da música paraense e amazônica marcaram presença neste evento pioneiro, ao longo dos três grandes shows que ocorreram no CTN, no Município de São Paulo, dentre eles: Pinduca, Jamilly Araújo, Manu Bahtidão, Thiago Costa, Wanderley Andrade, Xeiro Verde, Willy Lima, Kim Marques e Chyco Sales, Vingadores do Brega, Kim Marques e muito mais.
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
Fotos: Divulgação
*Sob supervisão da jornalista Giullia Moreira.