Portal Jambu

Da Redação | Foto: Cartaz Oficial do Evento/Divulgação

O coletivo COP das Baixadas promove, no dia 05 de setembro, na Vila da Barca, a partir das 16h, a primeira edição do Festival Yellow Zone: Cultura e Sustentabilidade, com vasta programação envolvendo debates e apresentações artísticas. O coletivo COP das baixadas é resultado da união de vários grupos com iniciativas voltadas ao debate sobre mudanças climáticas e sustentabilidade dos espaços periféricos.

O Festival Yellow Zone tem como objetivo principal  preparar os territórios periféricos para o COP 30 que vai ocorrer em 2025, em Belém.  Ele é um programa inovador de envolvimento comunitário que de descentralizar o debate climático como uma forma de deixar um legado positivo para as comunidades periféricas dos lugares onde ocorrem as Cop’s, demarcando estes territórios a partir de suas potencialidades culturais, turísticas, sociais e econômicas, atraindo investimentos estruturais e financeiros para as necessidades e demandas locais.

Foto: Hugo Chaves

A partir de ações e eventos culturais, capacitação profissional, formação e desenvolvimento de infraestrutura como os Centros de Informações Turísticas e Comunitárias (CITC’s), como legado de valorização da cultura local, promove o turismo social e a hotelaria, baseado na comunidade, de forma a gerar renda e celebrar a cultura local.

O projeto recebeu esse título em alusão a “Blue Zone” e “Green Zone” presentes na COP’s. Espaços centrais e específicos dentro do grande evento, a blue zone reúne líderes mundiais para discussões e negociações oficiais, enquanto a green zone está focada no engajamento público e na educação sobre questões climáticas.

Além da Vila da Barca, o festival acontece também no bairro do Jurunas, em Belém, na ilha de Cotijuba, na parte insular da cidade, e no município de Castanhal, na Região Metropolitana. Quer conhecer melhor o Festival Yellow Zone: Cultura e Sustentabilidade e ficar por dentro da programação completa? É só acessar as redes sociais do projeto: @copdasbaixadas e @yellowzones.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu