Portal Jambu

Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação

Encerram nesta terça-feira, 15, as inscrições para o “I Circuito Formativo Turístico e Cultural de Icoaraci” do Coletivo Chibé que marca o lançamento da primeira edição da Rota Ancestral, iniciativa de ecoturismo comunitário no distrito de Icoaraci, em Belém. O projeto vai selecionar dez jovens entre 15 e 30 anos para uma imersão nos saberes, histórias e práticas ancestrais do distrito de Icoaraci, em Belém. A ação é uma iniciativa inédita que pretende fortalecer a cultura local por meio do turismo comunitário e da educação patrimonial.

A formação acontece nos dias 26 e 27 de abril e vai contar com oficinas práticas com mestres e mestras da cultura icoaraciense, atividades de educomunicação territorial, rodas de conversa sobre sustentabilidade e vivências em locais simbólicos, como o espaço “Na Casa do Artista” e a tradicional “Cerâmica Família Santana”. O processo seletivo inclui o envio de uma carta de motivação e dá prioridade a moradores de Icoaraci. Os nomes dos selecionados serão divulgados no dia 20 de abril, pelo perfil do coletivo no Instagram @__chibe.

A proposta é formar jovens multiplicadores, ou “guardiões do território”, que atuem na preservação e disseminação da cultura popular local, a partir de ações concretas de pertencimento e valorização da memória. Os participantes terão contato direto com referências da cultura do barro e da cerâmica, como a artista e educadora Auda Piani, a ceramista Maynara Santana e o Mestre Guilherme.

Tay Silva, idealizadora e gestora executiva do projeto, explica a importância da disseminação desses saberes e fazeres dos ceramistas. “Ouvimos muito sobre a grandiosidade do fazer ancestral da cerâmica e nos comprometemos em fortalecer esse movimento. Queremos formar guardiões que sejam pontes vivas da memória, que preservem e também multipliquem os saberes do território”.

A primeira edição da “Rota Ancestral” será realizada em maio e será aberta ao público. Serão ofertadas 30 vagas para quem quiser participar de um circuito cultural e turístico inédito, voltado ao reconhecimento das raízes históricas de Icoaraci. O roteiro incluirá visitas a espaços culturais, educacionais e tradicionais do distrito, promovendo experiências sensíveis e educativas sobre a identidade amazônida.

O roteiro é uma realização do coletivo CHIBÉ, organização de impacto cultural, socioambiental e climático sediada em Icoaraci, com atuação voltada ao fortalecimento da identidade e do pertencimento de comunidades periféricas e tradicionais da Amazônia. O projeto conta com patrocínio do programa “RE-FARM Cria Coração da Floresta”, da FARM RIO e do Instituto Regatão, que apoia iniciativas lideradas por juventudes amazônidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu