Portal Jambu

Da Redação | Foto: Divulgação

Em sua 4ª edição, o Mangueirosa já se tornou um clássico do Carnaval de Belém, arrastando multidões com sua programação mista e diversificada. Para este ano, o Circuito reunirá uma vasta gama de artistas da Amazônia nos cinco dias de festa e muita folia, saudando sempre a cultura paraense e amazônida. Nos dias 10, 11, 12, 13 e 17 deste mês, o Complexo Ver-o-Rio será palco das apresentações gratuitas de mais de 50 artistas, entre musicistas, cantores e djs. O Mangueirosa conta com patrocínio da Equatorial Energia via Lei Semear, co-realização da Prefeitura de Belém via Fumbel, apoio cultural da Secult/PA, Setur/PA, da Rede Cultura e do Governo do Pará e apoio institucional do Sebrae Pará.

Félix Robatto, Lia Sophia, Mega Príncipe Negro, Shayra Brotero, Felipe Cordeiro e Rebeca Lindsay são alguns dos destaques do Mangueirosa 2024. O evento segue com seu objetivo de resgatar o carnaval de rua na cidade de Belém. O Circuito é resultado da união de seis grandes produtoras culturais paraenses, o Bloco Filhos de Glande, Lambada Produções,  Mea Chuta, Toró, Se Rasgum e o “Tchau, Tchau, Amor”.

Sônia Ferro, uma das diretoras do Circuito Mangueirosa, comenta que a ideia principal do evento é visibilizar e fortalecer a cultura paraense, mesclando a cena tradicional da música com a emergente e independente. “O Circuito surgiu com a ideia de fazer um carnaval com a nossa cara e por isso que a programação valoriza a nossa cultura. E não só com a nossa cara e nosso som, mas valorizando artistas independentes que não estão nos outros palcos, mas colaboram para valorização da nossa cultura. A gente mescla no Mangueirosa artistas consagrados como Arraial do Pavulagem, Liah Sophia, os DJs Edilson e Edielson, da aparelhagem Mega Príncipe Negro, e também artistas que estão começando e que alguns já tem espaço como a Zaynara, Mel Pinheiro, Malu Guedelha, enfim, a gente faz essa mistura mesmo de vários gêneros, estilos e artistas da cena independente”, explica.

Cada um dos cinco dias de programação tem um bloquinho com cores, musicalidades e programações distintas, além de movimentar o turismo e a economia da capital paraense durante o evento. Na última edição (2023), mais de 100 mil brincantes tomaram as ruas do Ver-o-Rio para se divertir com a programação gratuita e acessível que o Mangueirosa fornece, com atrações que materializam a diversidade cultural paraense, indo dos ritmos dançantes latino-amazônicos ao pop amazônico contemporâneo e a MPB.

Kaylane Costa, estudante de Meteorologia, participou do Mangueirosa em 2023 e comenta que as atrações e a diversidade cultural do evento são alguns dos motivos que a farão participar novamente este ano. “Fui na edição de 2023 e adorei, por isso pretendo ir nesse ano e nos outros anos que têm por vir. O que está prometendo tudo são as atrações desse ano, tanto no próprio circuito quanto no after dele. Uma atração melhor que a outra, com uma diversidade cultural impecável, indo de lambada, carimbó ao nosso tecnobrega, simplesmente perfeito. Espero também muita criatividade do pessoal com as fantasias”, diz Kaylane.

A brincante destaca que já tem três fantasias quase prontas: Sally, do filme “Carros”, Uníqua dos “Backyardigans”, onde irá fantasiada junto do seu grupo de amigos, e Perry Ornitorrinco do desenho “Phineas & Ferb”. Kaylane indica o Circuito Mangueirosa aos foliões que curtem uma festa de carnaval com uma pegada mais cultural e com atrações paraenses, explicando que ela mesma selecionou o Circuito por conta de atrações como  Rebeca Lindsay, Zaynara e Mega Príncipe Negro.

Casa Mangueirosa

A grande novidade deste ano é o retorno da Casa Mangueirosa, palco de tantas histórias de Carnaval, que vai sediar os afters das cinco noites de Circuito. A programação na Casa ocorre após os festejos gratuitos no Complexo Ver-o-Rio. A Casa Mangueirosa é a única programação paga do Circuito, que inicia às 20h, com a venda de ingressos a preços acessíveis. A venda também está disponível online e você pode conferir clicando aqui.

Confira a programação por dia do Mangueirosa aqui:

10/02/2024 (Sábado)

BLOCO LAMBATERIA: Bloco que traz a música dançante latino-amazônica, passando pela Guitarrada, Carimbó, Brega e outras latinidades da nossa região.

Palco Ver-o-Rio

15h: DJ  Ananindeusa

16h30: Sandrinha + participações Bella e Maria 

17h30: DJ Ananindeusa

17h45: Baile da Camisa Florida – Félix Robatto convida Lucas Castanha, Lucyan Costa, Mell Pinheiro e Nanda Miranda

19h15 às 20h30: DJs Edilson e Edielson – Mega Príncipe Negro

Casa Mangueirosa (After)

20h: Abertura da casa

21h: Djs Estamyna

23h: Zaynara + participação Samaúma

1h às 3h: DJ Márcio Lins

 

11/02/2024 (Domingo)

BLOCO TOMA TUA PISA: Bloco que mistura a música tradicional e a música contemporânea das Amazônias.                     

Palco Ver-o-Rio

15h às 16h: Shayra Brotero convida Tiffany Boo

16h às 17h30: Camila Castro, Gigi Furtado e Amanda de Paula + Banda da Diversidade

17h30: Shayra Brotero convida Scarlety Queen

18h: Jeff Moraes convida Vanessa Ayres (PARAUAPEBAS) e Raidol

19h40 às 20h30: Shayra Brotero

Casa Mangueirosa (After)

20h: Abertura da casa

21h: Baby Princess

23h: Fé no Batuque convida: Mc Super Shock, EdLuz e Alba Mariah 

1h às 3h: Rafa Militão (AM)

 

12/02/2023 (Segunda-feira)

BLOCO LUCHA LIBRE: Bloco que traz a música POP para o Carnaval com a reunião das produtoras Se Rasgum e Meachuta.

Palco Ver-o-Rio

15h: DJ Sanira X DJ Zezé 

16h30: Lia Sophia – Bloco Carimbolando + convidados

18h: DJ Sanira X DJ Zezé 

19h às 20h30: Felipe Cordeiro convida Rebeca Lindsay & Leona & Malu Guedelha

Casa Mangueirosa (After)

20h: Abertura da Casa

21h30: Jack Sainha X Roberto Figueredo

23h00: AQNO participação Layse e Luigy

01h00: Misha X Jon Jon

02h30: Fakejapanese X MauVianna

 

13/02/2024 (Terça-feira)

FILHOS DE GLANDE: Um dos blocos mais tradicionais do Carnaval de rua de Belém que traz uma mistura de ritmos brasileiros: MPB, Samba, Carimbó, Axé, Forró, Brega.

Palco Ver-o-Rio

15h: DJ Seu Edvaldo 

16h30: Arthur Espíndola, Juliana Sinimbú e Iara Mê

18h: DJ Seu Edvaldo 

18h30: Carnafônica dos Filhos de Glande homenageia Rita Lee

com Joelma Kláudia, Iara Mê, Zara, Jheni Cohen e Orquestra Aerofônica.

Casa Mangueirosa (After)

20h: Abertura da Casa

21h30: DJ Tristan Soledad (DJ e Apresentação)

0h: Gang do Eletro

02h: DJ Júnior Alucinado convida DJ Clayton Original

 

17/02/2024 (Sábado)

BLOCO TCHAU TCHAU AMOR: Nosso último grito de carnaval, a ressaca do Circuito Mangueirosa traz uma experiência de deixar saudades, trazendo o gostinho dos antigos carnavais para a atualidade.

Palco Ver-o-Rio

15h: DJ Tchau Tchau Amor 

16h: DJ Nat Esquema

17h: Tamboiaras com participações de Brenda Moraes, Iris da Selva e Katarina Chaves

19h às 20h: DJ Nat Esquema

Cortejo (trio)

20h às 21h30: Julia Passos, Ruth Costa e Rafaela Travassos & Banda

Casa Mangueirosa (After)

20h: DJs Tchau Tchau Amor 

22h: DJ Tiana

0h: Pagode das Meninas com participações de Richelle Halliday e Layse

02h às 4h: DJ Gabi Matos

Serviço:

Circuito Mangueirosa de Carnaval 2024

Data: 10, 11, 12, 13 e 17 de fevereiro de 2024

Locais: Complexo Ver-o-Rio e Casa Mangueirosa

Saiba mais em: @circuitomangueirosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu