Portal Jambu

Da redação,  Kelvyn Gomes 

Pela primeira vez no Norte do país, o circuito traz a Belém shows musicais, espetáculos cênicos e vivências indígenas. A programação, que é gratuita, será realizada na Escola de Samba da Matinha, no espaço Na Figueiredo, no Espaço Cultural Apoena, além de escolas públicas e outras instituições a partir do dia 24 de outubro.

Idealizado pelo Aldeia Coletivo e pela Giro Planejamento Cultural, da Bahia, com participação do coletivo Wetçamy de Palmeira dos Índios, de Alagoas, o “CIRCUITO ARETÉ” apresenta a simbologia, a beleza visual e a musicalidade dos povos indígenas e caboclos, lançando para a sociedade um olhar de reparação social, patrimonial, histórica e ambiental.

Com patrocínio da Petrobras via de Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o circuito chega a Belém Vitória (ES) e São Luís (MA) fortalecendo a reflexão sobre a presença indígena e cabocla nessas regiões, para destacar o papel dos povos originários e da sociedade civil em debates como a COP 30. A programação é inteiramente gratuita conectando artistas locais e de outros estados com os espectadores daqui.

Além dos show e espetáculos, serão realizadas vivências indígenas, apresentações, bate-papos e debates sobre história e colonialidade na perspectiva indígena. Esta programação é fechada e será realizada em parceria com escolas e outras instituições.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

Ações abertas ao público (24, 26 e 27.10)

24.10 (quinta-feira) às 20h no Na Figueredo: Show da banda “Cabokaji” com as participações do Cacique Idyarrury e Guerreiro Idyarony (Coletivo Wetçamy), além de Flor de Mururê. Abertura Pandeiro Livre

26.10 (sábado) às 15h na Escola de Samba da Matinha: Apresentação do espetáculo infanto juvenil “Ypupyara”

26.10 (sábado) às 16h30 na Escola de Samba da Matinha: Apresentação do espetáculo infanto juvenil “Pindorama, Antes de Chamar Brasil”

27.10 (domingo) às 19h no Espaço Cultural Apoena: Show da banda “Cabokaji” com as participações do Cacique Idyarrury e Guerreiro Idyarony (Coletivo Wetçamy), além de Jeff Moraes.

A programação é gratuita e os ingressos devem ser acessados, no dia da programação, através do Sympla : https://www.sympla.com.br/produtor/giroplanejamentocultural e nos locais de realização.

Ações fechadas nas escolas/instituições (24 e 25.10)

Nos dias 24 e 25/10/2024 serão realizadas as vivências indígenas (seguidas de bate papo sobre o meio ambiente) + apresentações do espetáculo juvenil Ybytu-Emi, também seguidas de bate papo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu