Até segunda-feira, 03 de março, a Casa Apoena, na Cidade Velha, marca sua estreia no circuito de carnaval de Belém. Com quatro blocos comandados por produtoras locais que vão agitar a cidade, a proposta é unir tradição e modernidade. O circuito promete noites de festa embaladas pelos ritmos da música paraense e brasileira, convocam os organizadores.

Por Kelvyn Gomes/ Imagem: Divulgação
A programação começou na sexta-feira, 28, com o Bloco Perau, um coletivo criativo que atua como produtora, gravadora e plataforma de comunicação para artistas da cidade. A festa contou com apresentações do Bando Mastodontes e Les Rita Pavone, além da discotecagem de DJ Izan.
Hoje, sábado, 1º de fevereiro, é a vez do Baile da Camisa Florida da Lambateria, produtora responsável por difundir a cultura latino-amazônica. No palco, Félix Robatto e seu Conjunto se apresentam em uma formação especial, acompanhados pela Orquestra Aerofônica. A pista será comandada pelos DJs Raul Bentes e Rebarbada.
O baile de domingo, 2, fica por conta da energia do Bloco Apoena, que valoriza a musicalidade ancestral da região amazônica. A programação da noite contará com Sandrinha Eletrizante, o afoxé Ita Lemi Sinavuru e DJ Estamyna.
Para fechar o circuito, na segunda-feira, 3, o Bloco Meta Esquema assume a festa com um repertório 100% vinil. Formado em 2021, o coletivo se dedica a fortalecer a cultura dos toca-discos e das festas independentes. No comando da noite estarão os DJs Nat/Esquema, Dinho, Odara Kadiegi, Roberto Figueredo e Marcelo Damaso.
Segundo Rasec, organizador do Bloco Perau, o evento busca valorizar a identidade cultural de Belém e criar um espaço de trocas entre artistas e público. “Nosso objetivo é criar um Carnaval que celebre a identidade cultural da cidade, fortalecendo a música autoral e proporcionando um espaço de trocas entre artistas e o público”, destaca.
Os ingressos para o Circuito de Carnaval Apoena estão disponíveis de forma antecipada na plataforma Sympla, por meio dos canais das produtoras participantes.