Por Felipe Vilhena*
Com o objetivo de democratizar o acesso ao cinema para população paraense, o projeto “Cine Energia” chegou ao Pará em sua segunda edição. O evento teve início no dia 26 de julho e se estenderá até o dia 9 de setembro. Após ter visitado Juruti de 26 a 1 de agosto, a iniciativa passará pelos municípios de Oriximiná, Óbidos, Curuá, Alenquer, Belterra, Santarém, Monte Alegre, Prainha, Almeirim, Porto de Moz e Gurupá.
Com coordenação de André Monteiro, o “Cine Energia” passa pelos portos, praças e orlas das cidades visitantes, exibindo filmes voltados para todos os públicos. As obras que compõem o circuito possuem caráter educativo, produzidas em território nacional e com temáticas diversas. “Vamos atender comunidades ribeirinhas isoladas, como aldeias indígenas e populações quilombolas, que jamais tiveram acesso ao cinema. E a ideia é utilizar o cinema como ferramenta de articulação, de entretenimento e de transmissão de conhecimento, provocando reflexões e enriquecendo o repertório cultural dessas comunidades”, afirmou André.
O projeto ganhou patrocínio através da lei de incentivo à cultura Semear e pelo grupo Equatorial Energia. Segundo a analista de sustentabilidade da Equatorial Michelle Miranda “patrocinar essa iniciativa ajuda a democratizar o acesso à cultura, proporcionando a essas pessoas a oportunidade de vivenciar uma experiência cinematográfica enriquecedora, além de contribuir para a valorização da identidade cultural local”.
Além da exibição dos filmes, a programação conta com oficinas de produção e introdução a linguagem visual. Os vídeos produzidos nessas atividades serão apresentados no último dia de cada cidade em mostra visual realizada pelos próprios participantes. Os interessados devem enviar mensagens para coordenação do projeto através do número (91) 98909-8445 para realizar a inscrição.
Para além do divertimento, que também é necessário, a arte do cinema expande a visão de mundo e incentiva o pensamento crítico do indivíduo. Devido a isso, é importante que a ampliação do acesso aos cinemas ocorra também sob um viés social, e não somente comercial. Nesse contexto, o valor do “Cine Energia” não se restringe somente às suas ações, pois gera, do mesmo modo, reflexões a respeito do direito ao lazer e cultura na vida dos brasileiros.
Serviço:
Evento: Cine Energia
Locais e datas:
1 – Juruti Velho
Período: 26, 27, 28 e 29 de julho
1 – Juruti
Período: 31 de julho e 01 de agosto
2 – Oriximiná
Período: 03 a 05 de agosto
3 – Óbidos
Período: 07 a 09 de agosto
4 – Curuá
Período: 11 a 13 de agosto
5- Alenquer
Período: 14 a 16 de agosto
6– Belterra (aldeias indígenas)
Período: 18 a 20 de agosto
7 – Santarém (Alter do Chão e comunidades ribeirinhas)
Período: 21 a 23 de agosto
8– Monte Alegre
Período: 25 a 26 de agosto
9 – Prainha
Período: 27 a 29 de agosto
10 – Almeirim
Período: 30 de agosto a 01 de setembro
11 – Porto de Moz
Período: 03 a 05 de setembro
12 – Gurupá
Período: 07 a 09 de setembro
O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.
Foto de Capa: Reprodução / Acervo Instagram @projetocineenergia
* Sob supervisão da jornalista Giullia Moreira.