Portal Jambu

Por Giullia Moreira

Nesta semana, ocorre em Belém mais uma edição do LAB Negras Narrativas Amazônicas (LNNA), primeiro laboratório de roteiros voltado para cineastas negros amazônicos. Entre os dias 3 e 8 de abril, serão ofertadas aos cineastas consultorias especializadas sobre o mercado cinematográfico e oficinas sobre roteiro, direção, produção e documentários. Dois dos projetos que avançaram para a fase atual de mentorias são de paraenses, que foram escolhidos no processo de seleção entre 41 trabalhos inscritos, advindos dos diversos estados que compõem a Amazônia Legal.

Atendendo aos diferentes gêneros cinematográficos e formatos de duração, foram selecionados os projetos “A Onça-Celeste”, de Ataw Wallpa (São Luís, MA), na categoria Curta-Animação; “A Cura”, de Ane Oipasam (Manaus, AM), na categoria Narrativa Seriada-Ficção; “Mesa Pra Um”, de Amanda Drumont (São Luís, MA), na categoria Longa-Ficção; “O Vento é Meu Irmão”, de Rayo Machado (Bragança, PA), na categoria Longa-Ficção; “Filhas do Andirá”, de Domi (Manaus, AM), na categoria Curta-Documental; e “As 7 Palmas da Liberdade”, de Mayara Coelho (Belém, PA), na categoria Longa-Documental.

De acordo com André Araujo, produtor e pesquisador que participou da curadoria, foi difícil definir os trabalhos finalistas, pois a qualidade de todas as obras era inquestionável. “Além do próprio mérito do projeto e de sua proposta narrativa e estética, também pensamos no perfil de profissionais que poderiam melhor aproveitar o espaço de desenvolvimento. Afinal, o LAB não se limita a pensar o projeto em si, mas contribuir com o desenvolvimento profissional de seus participantes para além daquela obra, fortalecendo sua atuação no mercado audiovisual. De toda forma, estamos satisfeitos com o resultado, mas fica o desafio de pensar como ampliar a representação de outros estados da região em próximas edições”, destaca.

Mayara Coelho, uma das participantes, está extremamente empolgada com o evento e as atividades que se desenvolverão ao longo dos próximos dias.  “Acredito que vai ser uma semana desafiadora e incrível, porque estaremos escrevendo, produzindo e direcionando tudo da melhor forma possível. Vamos conseguir dar passos muito grandes com os nossos projetos e avançar com novos olhares sobre o fazer cinema na Amazônia”, ela destaca.

O documentário “As 7 palmas da liberdade”, criado por Mayara, investiga, por meio de relatos dos povos tradicionais da região, a exploração do território do baixo Acará, no Pará. O longa apresenta uma vasta gama de informações sobre uma empresa extrativista multinacional, que se apropria do rio e do solo sagrado destas populações, a exemplo do Cemitério Ancestral Nossa Senhora da Batalha, que hoje está sendo utilizado para a plantação de dendê.

Foto: Arquivo Pessoal / Mayara Coelho

Já na ficção, Rayo Machado, conta a história de Tuca, que viaja com a família de Belém até Porto-Velho para o casamento de seu meio irmão. Durante o filme, a cineasta tem como objetivo levantar discussões sobre os afetos que podem existir na Amazônia Urbana. Ela também está com grandes expectativas para a semana no laboratório. “Quero nutrir meu projeto de referências afro-amazônicas, entendendo que fazer cinema neste território e ocupar o mercado audiovisual de forma qualificada também é político”, afirma.

Foto: Arquivo Pessoal / Rayo Machado

O LNNA é uma realização da Associação de Profissionais do Audiovisual Negro (Apan) em parceria com o Matapi – Mercado Audiovisual do Norte e a Casa Ninja Amazônia, apoio do Projeto Paradiso, Paradiso Multiplica e Secretaria de Estado de Cultura (Secult), por meio do Museu da Imagem e do Som (MIS) Belém, e financiamento da Open Society Foundations.

 

Serviço: LAB Negras Narrativas Amazônicas

Data: 3 a 8 de abril

Redes sociais: @labnegrasnarrativas e www.apan.com.br/

 

Foto de capa: Divulgação

O Portal Jambu é um espaço de jornalismo experimental com matérias produzidas por estudantes de graduação da Faculdade de Comunicação da UFPA sob a coordenação da Profa. Dra. Regina Lima e do jornalista Marcos Melo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Portal Jambu