Da Redação | Foto: Cartaz oficial do evento
De 29 de agosto a 01 de setembro acontece mais uma edição do Cine Alter, o Festival de Cinema Latino-Americano de Alter do Chão, organizado pelo Instituto Território das Artes, na Aldeia Borari, em Alter do Chão. Para a edição de 2024, o evento traz como tema “A Representatividade da Mulher no Cinema e no Ativismo Climático” e homenageará três mulheres de extrema importância para o cinema no Tapajós: Odete Costa, Priscila Tapajowara e Elizangela Dezincourt.
O Cine Alter foi selecionado em Edital de Fomento ao Audiovisual pela Lei Paulo Gustavo e Fundação Cultural do Pará, além de contar com realização do Governo do Pará e do Ministério da Cultura. O festival terá exibição de filmes, premiações, debates, oficinas além de apresentações culturais no palco itinerante “Multiartes”. As mostras cinematográficas promovidas pelo evento tem nomes de árvores amazônicas, sendo divididas em duas grandes categorias: as competitivas e as paralelas.
A primeira categoria é composta pelas mostras Samaúma, Açaizeiro e Jambeiro – que premiará videoclipes, uma novidade da edição deste ano. Já a segunda é composta pelas árvores Ipê, Seringueira e Pitombeira. Os circuitos competitivos têm categorias para curtas, médias e longas-metragens.
As mostras competitivas, segundo a organização do evento, têm, ao todo, 59 produções brasileiras e de outros países como Equador, Chile, Peru e México. O time de curadoria do Cine Alter é composto por cineastas, produtores, roteiristas, pesquisadores do cinema e muito mais. Compõem a curadoria das mostras: Amanda Poça; Clemilson Farias; Francisco Vera Paz; Lorenna Montenegro; Rayane Penha; e Wallace Abreu.
A organização do evento também aumentou as categorias do Prêmio Muiraquitã, que agora passa a ter nove categorias distintas: Melhor Longa-metragem; Melhor Curta-metragem; Prêmio de Concepção Artística; Melhor Roteiro de Curta-metragem; Melhor Roteiro de Longa-metragem; Melhor Filme Paraense; Prêmio Tapajós de Cinema; e Melhor Videoclipe.
As atividades que compõem o Festival, além da programação audiovisual, também incluem música e exposição fotográfica. Chorinho da Dona Glória, DJ Allana, Banda Pegada Paraense, a Gang do Eletro, grupo Banzeiro de Carimbó, DJ Pedrita e a cantora Naieme são os nomes confirmados para se apresentarem no palco itinerante Multiartes.
Para conferir com detalhes os filmes selecionados em cada mostra, os artistas que vão se apresentar e outras informações, acesse o perfil do CineAlter no Instagram: @cinealterdochao