
Por Kelvyn Gomes/Imagem: Divulgação
A Cia Madalenas de teatro percorre, de 24 a 29 de maio, os bairros periféricos de Belém, para apresentar, gratuitamente, o espetáculo “Fashion Fake – a roupa quase nova do rei”, uma sátira política. Com seis apresentações, a peça, uma adaptação crítica e bem-humorada do conto clássico “A nova roupa do rei”, de Hans Christian Andersen, passará pela Vila da Barca, Estação Cultural de Icoaraci, Sacramenta e Cabanagem.
Criado durante a pandemia, “Fashion Fake” é ambientado na fictícia Brasilândia, onde um rei vaidoso e obcecado por roupas ignora os problemas do povo, uma metáfora direta ao cenário político recente, marcado pela desinformação, pelo descaso e pelas chamadas fake news. Misturando humor, música e elementos do teatro popular, o espetáculo propõe uma reflexão acessível e potente sobre vaidade, consumo e desigualdade. “É uma sátira que usa o riso para refletir sobre consumo, moda e desigualdade. E fazer isso na rua, no contato direto com o público, não tem preço”, afirma o ator e dramaturgo Leonel Ferreira, da Cia. Madalenas.
A estreia da temporada será na Vila da Barca, comunidade ribeirinha da capital paraense que há décadas simboliza resistência e mobilização cultural. A escolha do local tem peso simbólico para a companhia, que tinha uma apresentação marcada no bairro em 2020 e que precisou ser adiada por conta da pandemia. “Estamos em débito com a Vila da Barca. Agora é a hora do reencontro. É um território de luta, e o nosso teatro está com eles”, afirma Leonel. A apresentação também contará com a participação do músico e liderança comunitária Pawer Martins, morador da comunidade e integrante do espetáculo.
As apresentações são gratuitas, abertas ao público e contam com intérpretes de Libras, garantindo acessibilidade para pessoas surdas. O projeto foi contemplado pelo Edital 2024 de Multilinguagens da Lei Aldir Blanc, por meio da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), e reafirma a proposta do grupo de democratizar o acesso à arte e ocupar territórios periféricos com produções teatrais que dialogam com a realidade social brasileira.
Programação completa:
- 24/05 (19h) – Vila da Barca (Telégrafo)
- 25/05 (19h) – Estação Cultural de Icoaraci
- 27/05 (19h) – Praça Eduardo Angelim (Pedreira)
- 28/05 (19h) – Praça Eduardo Angelim (Pedreira)
- 29/05 (10h e 15h) – Usina da Paz (Cabanagem)